Na última segunda-feira (24), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) e a Prefeitura Municipal de Arapoti promoveram a 3ª Audiência Pública Online sobre o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) do município.

A audiência foi realizada pelo prof. dr. Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI, pelos engenheiros civis Amanda Gallucci, Lucas Monteiro Dildey e Pedro Pompilio, integrantes da equipe de elaboração do Plano de Mobilidade, e pelo engenheiro civil José Mauro Afonso, da Secretaria de Infraestrutura de Arapoti.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, mais uma vez a audiência foi transmitida ao vivo pelo canal do ITTI UFPR no Youtube. Desta forma, além da população diretamente afetada, demais interessados puderam participar da discussão e conhecer o projeto.

O PMU é um instrumento norteador de planejamento de curto, médio e longo prazo que visa a melhoria da mobilidade urbana no município. Esta audiência, por sua vez, contemplou a fase de consolidação do Plano, o qual vem sendo desenvolvido desde o início do ano pelo ITTI em parceria com a Prefeitura de Arapoti. Foram apresentadas as ações propostas, bem como o orçamento estimado para cumpri-las e o prazo de efetivação.

Ao fim da audiência, os questionamentos apresentados pela sociedade civil, que abordaram dúvidas a respeito de questões técnicas e executivas, foram respondidos em sua totalidade pelos responsáveis técnicos do Plano.

O material apresentado foi enviado à Prefeitura de Arapoti e estará disponível à comunidade para consultas futuras. Além disso, os Manuais do Pedestre e do Ciclista citados durante a audiência já podem ser acessados no site do ITTI.

O vídeo completo da audiência está disponível no link.