Foi realizada no dia 15 de setembro de 2021, a 3ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana de Guaratuba – PR. A audiência foi transmitida pelo canal do YouTube do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI/UFPR), órgão responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, por meio de um convênio firmado entre o Município de Guaratuba e a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef/UFPR).

Participaram da audiência, o prefeito Roberto Justus, o secretário Municipal do Urbanismo, Claudio Luiz Dal Col (Comissão técnica), o diretor geral do Urbanismo, Carlos Danilo Machado de Souza (Comissão técnica), o engenheiro civil, professor Dr. Eduardo Ratton, Coordenador de Projetos e Conselho Diretor do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI/UFPR), engenheira Amanda Gallucci (ITTI/UFPR) e o arquiteto Hermes Nichelle (ITTI/UFPR).

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento de política instituído pela Lei da Mobilidade Urbana 12.587/12 e atua como uma ferramenta de planejamento, orientação e desenvolvimento do transporte em áreas urbanas e seus arredores.

A Audiência Pública tem como objetivo fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de abertura de campo dialógico e a atuação conjunta entre a prefeitura e a comunidade, promovendo a participação social.

O prefeito Roberto Justus abriu a audiência agradecendo a participação popular, e lembrou a importância desta etapa, pois são nesses eventos que a comunidade discute seus problemas e apresenta suas propostas e sugestões, assegurando a participação popular na garantia do interesse público.

O Prof. Dr. Eduardo Ratton destacou na sequência que essa iniciativa é bastante importante, pois evidencia uma preocupação do executivo municipal em solucionar questões relacionadas ao urbanismo, de maneira efetiva, com medidas que não funcionarão somente durante a vigência de um mandato, mas sim algo que prepara a cidade para os próximos anos.

A engenheira Amanda Gallucci e o arquiteto Hermes Nichelle apresentaram os resultados da etapa de diagnóstico e indagações que incitam a participação popular.

Todo cidadão pode participar, pois as Audiências Públicas sempre tratam de assuntos que interessam e afetam a todos. Assim, é importante a participação, também, de representantes de entidades, conselhos municipais, movimentos sociais, organizações não governamentais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, associações de moradores, de comunidades e demais segmentos da sociedade civil organizada.

A audiência é a terceira de quatro que ocorrerão ao longo da elaboração do estudo que iniciou em fevereiro de 2021 e tem término previsto para outubro de 2021. A próxima será marcada em breve e divulgada pelos canais oficiais da Prefeitura, ITTI/UFPR e pela imprensa.

A 3ª Audiência Guaratuba pode ser visualizada através do link:  https://youtu.be/dpPU21H3Pk0