Ponte_Ferroviria_Eurico_Gaspar_Dutra

A equipe de engenheiros do ITTI/UFPR esteve na cidade de Corumbá/MS – de 29 de janeiro à 07 de fevereiro de 2011 – em visita técnica no local onde será realizada a dragagem para alargamento e aprofundamento do canal de navegação do Rio Paraguai.

 

A dragagem visa garantir o tráfego seguro de embarcações durante todo o ano.

COMBOIO_2X2_TRANSPONDO_A_PONTE_FERROVIRIA
COMBOIO 2X2 TRANSPONDO A PONTE FERROVIÁRIA


Outro fator a se considerar é a redução do tempo de viagem do comboio, o que refletirá diretamente na diminuição do custo de transporte. Ou seja, a dragagem possibilitará o aumento da fluidez do tráfego, na medida em que não haverá a necessidade de desmembramento das embarcações, tendo com isso, ganho de dois dias no tempo de viagem e, por conseqüência a eliminação da amarração das barcaças em árvores.

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VÃO PRINCIPAL DE NAVEGAÇÃO DA PONTE FERROVIÁRIA

O empreendimento irá melhorar a segurança, a confiabilidade e a eficiência do transporte hidroviário, com conseqüente mitigação dos passivos ambientais gerados por uma operação inadequada.

 

EMBARCAO_EMPURRADORA
EMBARCAÇÃO EMPURRADORA

O local da dragagem em questão situa-se no denominado Passo do Jacaré, no rio Paraguai a aproximadamente 67 km distantes da sede do município de Corumbá, nas imediações da ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra.  Este local situa-se próximo ao Porto Esperança-MS.