UFPR assina termo de cooperação com TCE para fiscalizar obras da Copa 2014
A Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), firmou na tarde da última terça-feira (31) um acordo para auxiliar o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a fiscalizar as obras para a Copa do Mundo de 2014.
O acordo firmado vale por dois anos e vai contemplar as obras de infraestrutura em Curitiba e região metropolitana, estimadas em R$ 560 milhões, mas a intenção é estender a parceria para outros empreendimentos públicos futuros. Entre os 12 grandes projetos que a região deve receber estão a requalificação do corredor da Avenida Marechal Floriano e a conclusão de obras na Linha Verde, bem como reformas na Avenida Cândido de Abreu e na Avenida das Torres, melhorias na rodoferroviária e acessos, além da reforma e ampliação do terminal Santa Cândida.
Segundo o professor, engenheiro civil e coordenador do projeto na UFPR, Mauro Lacerda, o acordo foi firmado por conta de a Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura do TCE-PR não contar com uma equipe técnica suficiente para atender às demandas de fiscalização exigida pelo conjunto de obras, fato que comprometeria o controle da qualidade desses empreendimentos. “As obras da Copa do Mundo são realizadas com o dinheiro do governo federal. O que aconteceu é que o Tribunal de Contas da União delegou à esfera estadual a responsabilidade pela fiscalização dessas obras”, explica Lacerda.
Bolsas para discentes da UFPR
O edital para a concessão de bolsas a estudantes de graduação (24 vagas) e pós-graduação (três vagas) da UFPR deve sair até o final deste mês. As bolsas terão duração de dois anos e contemplarão alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.
No início de dezembro, estudantes da UFPR já haviam participado de um treinamento para a fiscalização dessas obras públicas (saiba mais). A finalidade foi demonstrar aos interessados como o trabalho será realizado. Além de aprender sobre a inspeção, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com arquitetos e projetistas dos empreendimentos da Copa.
Hendryo André
Assessoria em Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226 6658 | [email protected]