Parceria da universidade com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), projeto de fiscalização das obras da Copa 2014 é um dos destaques do programa de televisão que vai ao ar em junho

globo pequena2 

Professores e alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram nesta semana das filmagens do Globo Universidade que vai ao ar no mês de junho. O programa falará sobre cursos acadêmicos e profissões ligadas à aérea de mobilidade urbana, além de discutir como a universidade pode contribuir para melhorar o planejamento urbano e a organização das cidades. 

Um dos destaques é o Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura, formado por estudantes que contribuem na fiscalização das obras da Copa do Mundo 2014, em Curitiba. O projeto é uma parceria entre a UFPR e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A equipe é coordenada pelo professor Mauro Lacerda Santos Filho e faz o acompanhamento de melhorias, como as da Rodoferroviária – onde foi realizada parte das gravações –, reformas na Avenida Cândido de Abreu e na Avenida das Torres, reforma e ampliação do terminal Santa Cândida, entre outros.

Para o professor Mauro, a universidade tem papel fundamental para a mobilidade urbana, especialmente por ser um espaço voltado à inovação. “Os universitários têm energia e são interessados, chamam atenção para o que pode ser melhorado em uma obra”, afirma.
Estão entre os entrevistados os professores da UFPR: Eduardo Ratton, coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI); Garrone Reck e Márcia de Andrade Pereira, professores do Departamento de Transportes da UFPR.
O programa deve ir ao ar no dia 8 de junho, às 7h, na TV Globo, às 13h30min, na TV Futura e, às 15h30min, na Globo News.

globo pequena

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]