Professores da rede municipal discutirão a Educação Ambiental a partir de um novo olhar sobre o local onde vivem

 

O Programa de Educação Ambiental da UFPR realiza no dia 12 de setembro, quinta-feira, uma oficina com professores da rede municipal de Anastácio, Mato Grosso do Sul. Com o tema: “Fotografia e Ambiente em Anastácio” o curso será ministrado pela professora da UFPR Christiane Gioppo para os professores de Artes. A oficina integra o projeto de gestão ambiental “BR-262 – Faço Parte deste Caminho”, desenvolvido pela UFPR por meio do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (UFPR/ITTI), na região de revitalização da BR 262/MS, trecho entre Anastácio e Corumbá.

A atividade é dividida em quatro etapas. A primeira, nesta quinta-feira, está marcada para as 7h30min horas, com duração de oito horas, na Câmara de Vereadores de Anastácio. A proposta é estimular a percepção dos estudantes e professores sobre o ambiente de Anastácio, criando um olhar crítico sobre a questão ambiental da cidade. No total, o curso terá 24 horas presenciais e 26 de atividades à distância, somando 50 horas de curso.
Desde 2011, o PEA atua na região da revitalização da BR-262/MS, trecho entre Anastácio e Corumbá, promovendo o debate sobre o meio ambiente e incentivando uma sensibilização para a questão ambiental. Além dos professores da rede municipal, as atividades envolvem a também a comunidade lindeira.

Em 2012, o programa realizou o lançamento do livro O Saci Assobiador – Kali Héui Húmikoti, escrito em português e terena. O livro, organizado pela professora Christiane Gioppo, contém histórias escritas por professores indígenas. Este trabalho foi realizado durante as oficinas do PEA na região entre Anastácio e Corumbá.

BR-262 – Faço Parte deste Caminho

O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de duplicação na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

 

Assessoria de comunicação

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura

(41) 3226-6658 |  [email protected]