Mostra foi realizada junto com a entrega do Prêmio Professor por Excelência da prefeitura de Corumbá 

 

A 9ª edição do Prêmio Professor Por Excelência realizada no dia 02, no Auditório Salomão Baruki, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá, e que premiou oito professores da Rede Municipal de Ensino, abriu espaço para uma exposição especial.

A mostra de fotos com o tema “Segurança” apresentou 90 imagens feitas por professores e alunos da Educação Infantil e Educação Fundamental da Escola Municipal Almirante Tamandaré e da Escola Rural Carlos Cárcaro. Todo o trabalho foi resultado da oficina “Fotografia e Meio Ambiente”, ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Christiane Gioppo, e que propôs o uso da fotografia em sala de aula com caráter educativo.

Os autores das fotos foram orientados a exercitarem o olhar crítico sobre o ambiente em que vivem, registrando assim momentos de segurança ou insegurança relacionados ao dia a dia, como por exemplo, o atropelamento de animais na BR-262/MS. Mais de 600 pessoas, entre professores e diretores de 23 escolas municipais e seis Centros de Educação Infantil que participaram da premiação puderam conferir a exposição. “A nossa avaliação é bem positiva. As fotos chamaram a atenção dos professores das outras escolas, que fizeram questionamentos e se interessaram pelo trabalho. Foi uma experiência válida”, diz o diretor adjunto da Escola Almirante Tamandaré, Moacir Castelo de Mesquita.

exposição reduzida

 

A mostra fotográfica foi preparada pela Secretaria de Educação, em parceria com o Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte deste caminho”. O curso, que teve início em julho, foi dividido em quatro encontros com aulas práticas e teóricas. Os professores tiveram a oportunidade de usar a fotografia para desenvolver o olhar crítico das crianças em atividades extraclasse sobre o ambiente em que vivem.

O PEA, do projeto “BR-262 – Faço parte deste caminho”, é realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com a UFPR e desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI).

BR-262 – Faço parte desse caminho
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

Prêmio

Nessa edição, o prêmio reuniu 56 projetos que concorreram em quatro categorias. A competição é uma forma de incentivo para os professores realizarem projetos diferenciados na escola durante o ano letivo. Durante a cerimônia, a parceria com o ITTI foi destacada pelos representantes da Secretaria Municipal de Educação. A professora Christiane Gioppo, inclusive, entregou um dos prêmios da noite e a bailarina Ana Lúcia Diaz, da Cia Lucero de Triana e membro da equipe de comunicação do PEA, apresentou um evento cultural de dança flamenca.

 

Ana Lúcia reduzida

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]