Nesta sexta-feira, o coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Prof. Dr. Eduardo Ratton, e o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Dr. Adalberto Tokarski, apresentaram ao diretor do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prof. Dr. Horácio Tertuliano dos Santos Filho, o estudo sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná que será elaborado pelo Instituto. 

O Termo de Cooperação firmado em 2014 entre a UFPR/ITTI e a Antaq já publicado no Diário Oficial da União (DOU) e prevê a elaboração de um estudo sobre as práticas regulatórias, vantagens competitivas, oferta e demanda de carga, verificadas na Hidrovia Paraguai – Paraná, entre o Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Reunião Antaq

“Este estudo será um importante instrumento de desenvolvimento do transporte nos países integrantes do Acordo de Transporte Fluvial na medida em que serão identificadas as ações que precisam ser tomadas para permitir uma complementariedade entre as necessidades de cada país pertencente ao Acordo”, explica o diretor da Antaqi.

O estudo compreende o trecho da Hidrovia desde as nascentes do Rio Paraguai e do Rio Paraná (Brasil) até Nueva Palmira, (Uruguai) e é dividido em três eixos:

Eixo Mercado
Será elaborado um diagnóstico e análises atuais da Hidrovia quanto à situação das embarcações, fluxo de produtos, empresas de navegação que atuam na Hidrovia e o levantamento de estaleiros que operem na manutenção de embarcações.

Eixo Infraestrutura
Neste eixo é necessário realizar o levantamento das condições gerais de navegação da Hidrovia, identificação de local de portos e terminais estrangeiros, principais vias de ligação rodo e ferroviárias, além do levantamento das principais obras de infraestrutura viária planejadas.

Eixo Regulatório

Compete identificar as diferenças regulatórias entre os países envolvidos no Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná e apontar as vantagens competitivas entre os membros.

Estiveram presentes na reunião o assessor jurídico do ITTI, Ruy Zibete, o diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, Prof. Dr. Donizete Giusti, o conselheiro do ITTI, Carlos Nadal, o professor do Setor de Ciências Agrárias da UFPR Dr. Eduardo Teixeira da Silva, além do representante da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Mario Stamm, e do biólogo José Roberto Borgheti.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]