Professor do EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai participa de Congresso Nacional de Meio Ambiente
O prof. Dr. Donizeti Giusti, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante da equipe do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, participou do XIII Congresso de Meio Ambiente de Poços de Caldas, onde apresentou o banner “Diagnóstico Geológico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai”.
O trabalho científico foi elaborado em conjunto com o prof. Dr. Eduardo Ratton, superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR, responsável pela elaboração do EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai, e com o acadêmico de Geografia da UFPR Leonardo Miranda.
O objetivo do estudo foi realizar o mapeamento geológico da área de influência da Hidrovia do Rio Paraguai em território brasileiro. Os pesquisadores concluíram que, em função das condições geológicas, solos derivados de arenitos eólicos e flúvio-eólicos e solos residuais de basalto são os fornecedores da carga sedimentar que se deposita na planície pantaneira.
Além disso, o estudo traz que, diante das características geológicas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai, recomenda-se que atividades de dragagem que visem a melhoria da navegabilidade da referida hidrovia, sejam acompanhadas de estudos de monitoramento geológico de neotectônica, sedimentologia e hidrogeomorfologia.
Confira o trabalho completo AQUI.
Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 [email protected]