Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) irão apresentar três artigos científicos elaborados com base em estudos realizados na Hidrovia Paraguai – Paraná no 10º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena).

 reduzidaO evento sediado em Belém do Pará, entre os dias 12 e 14 de setembro, terá sessões técnicas com apresentação de trabalhos técnicos, painéis de debates sobre tópicos mais relevantes do cenário atual, com a participação de acadêmicos, pesquisadores e especialistas do setor, assim como conferências apresentadas por renomados técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais.

“Este é o encontro anual, sendo um dos mais importantes do setor no Brasil, por isso é uma excelente oportunidade de mostrar o trabalho técnico-científico desenvolvido pela Universidade”, afirma o engenheiro civil e doutorando da UFPR, Gustavo Pacheco Tomas, autor de um dos artigos selecionados.

Segundo ele, os artigos científicos enfatizam o comprometimento acadêmico e científico da Instituição. Recentemente a UFPR/ITTI concluiu o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, desenvolvido por solicitação do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O EVTEA estudou o trecho de 1270 km entre Cáceres/MT e Porto Murtinho/MS e projetou as potencialidades futuras da Hidrovia no que se refere às ações para a melhoria da infraestrutura, aumento da segurança na navegação, transporte de novas cargas, implantação e reestruturação de terminais portuários.

A Universidade também é responsável pela elaboração do Estudo de prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná – Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.

Este Estudo foi realizado a pedido da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), por meio de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições, e deve ser concluído no segundo semestre de 2017. O Estudo foi dividido em três eixos: Eixo Mercado, Eixo Infraestrutura e Eixo Regulatório.

Veja os artigos que serão apresentados no Sobena 2017:

Título: Estudos Econômicos do Trecho Brasileiro da Hidrovia Paraguai-Paraná

Autores: Flávia Aline Waydzik, José Geraldo Maderna, Eduardo Ratton

Título: Análise das Transações Comerciais da Hidrovia Paraguai-Paraná

Autores: Gustavo Pacheco Tomas, Flávia Aline Waydzik, Philipe Ratton, Cristhyano Cavali da Luz

Título: Composição dos custos de transporte hidroviário de diferentes tipos de carga pela Hidrovia Paraguai-Paraná

Autores: Philipe Ratton, Thaís Nogueira de Rezende, Luiz Felipe Simioni Ditzel