O artigo científico “Porto de Manaus: estratégias para diagnóstico da interação porto-cidade”, cuja a autoria é dos pesquisadores Cristhyano Cavali da Luz, Eduardo Ratton, Philipe Ratton e Durval Nascimento Neto, foi publicado na Edição Especial da Revista Estratégia e Negócios (REEN) produzida na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, com periodicidade quadrimestral.

A REEN é uma revista eletrônica voltada para a publicação trabalhos originais e inéditos, teóricos e aplicados da área de administração estratégica, que estudam as organizações, nações, mercados e sociedade em geral.

No artigo os pesquisadores mostram as características peculiares do Porto de Manaus, que se distingue de outros portos brasileiros pela prevalência da movimentação de passageiros em detrimento da movimentação de cargas. O trabalho também aborda estratégias para o desenvolvimento de um porto fluvial e sua interação com a cidade ao seu entorno, identificando aspectos e procedimentos que requerem melhorias e promovendo o equilíbrio das atividades, além de sugestão de melhorias e recomendações para manter o porto em plena operação.

Em 2011, o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná elaborou o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Público Organizado de Manaus (PDZPO) com o objetivo de orientar as decisões da Administração do Porto Público Organizado de Manaus no que se referia à ocupação ordenada dos espaços físicos da área portuária e ao planejamento dos investimentos portuários futuros.

Clique na publicação para ver o artigo completo: