ft3Um olhar para o meio ambiente:

Entre os dias 22 a 26 de novembro 2010, a Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes, realizou uma exposição das ações ambientais do setor de transporte.

A exposição – que aconteceu no anexo do MT, em Brasilia/DF – apresentou os trabalhos de educação ambiental, comunicação social, reciclagem de materiais – através da coleta seletiva implantada dentro do MT, entre outros realizados durante o ano de 2010, por meio de suas empresas vinculadas, DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes;  ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres e VALEC – Engenharia Construção e Ferrovias e UFPR – Universidade Federal do Paraná por meio do ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura.

ft2

Exposição no Tunel de acesso anexo do Ministério dos Transportes

 

Mostrar o que estas entidades realizam a favor do meio ambiente é de suma importância para o servidor público, colaborador direto e indireto destes trabalhos, afirma o professor Jairo Rodrigues da Silva, Coordenador Geral do COPEMA – Comitê Permanente do Meio Ambiente e responsável pela mostra dos trabalhos que aconteceu no túnel anexo ao MT, onde circulam aproximadamente 3 mil pessoas entre os dois Ministérios – dos Transportes  e de Comunicação.

ft4

Professor Jairo Rodrigues da Silva – Coordenador geral do COPEMA

Segundo o coordenador muito tem se realizado pelo meio ambiente e poucos servidores ou prestadores de serviços do ministério tem consciência disto. Trabalhos como a coleta seletiva nos corredores embora possa parecer uma ação pequena aos olhos de alguns é uma prática que deve ser adotada por todos, afinal é das pequenas ações que chegamos a resultados maiores, afirma o coordenador.

ft1

Exposição no Anexo do M.T.

 

Dos trabalhos apresentados, destacamos o programa de educação ambiental e comunicação social realizado pelo ITTI/UFPR através do projeto GPontes – Projeto de Gestão Ambiental para obras de construção de pontes em rodovias federais – o projeto busca, com uma equipe multidisciplinar de educadores e comunicadores orientar e sensibilizar a população ribeirinha por meio de cartilhas, jogos e material didático desenvolvido especialmente para atender esta demanda, a equipe realiza o trabalho em salas de aula das escolas municipais e estaduais que ficam no entorno das pontes ou das áreas afetadas diretamente pela obra.

 

ft5

Exposição no Tunel de acesso anexo do Ministério dos Transportes

 

DSC00054
Dra. Aline Figueiredo Pimenta Coordenadora-Geral de Meio Ambiente do DNIT e Prof. Dr. Eduardo Ratton Coordenador-Geral do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura/UFPR

{backbutton}