Ações ambientais no setor de transportes
Entre os dias 22 a 26 de novembro 2010, a Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes, realizou uma exposição das ações ambientais do setor de transporte.
A exposição – que aconteceu no anexo do MT, em Brasilia/DF – apresentou os trabalhos de educação ambiental, comunicação social, reciclagem de materiais – através da coleta seletiva implantada dentro do MT, entre outros realizados durante o ano de 2010, por meio de suas empresas vinculadas, DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes; ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres e VALEC – Engenharia Construção e Ferrovias e UFPR – Universidade Federal do Paraná por meio do ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura.
Mostrar o que estas entidades realizam a favor do meio ambiente é de suma importância para o servidor público, colaborador direto e indireto destes trabalhos, afirma o professor Jairo Rodrigues da Silva, Coordenador Geral do COPEMA – Comitê Permanente do Meio Ambiente e responsável pela mostra dos trabalhos que aconteceu no túnel anexo ao MT, onde circulam aproximadamente 3 mil pessoas entre os dois Ministérios – dos Transportes e de Comunicação.
Segundo o coordenador muito tem se realizado pelo meio ambiente e poucos servidores ou prestadores de serviços do ministério tem consciência disto. Trabalhos como a coleta seletiva nos corredores embora possa parecer uma ação pequena aos olhos de alguns é uma prática que deve ser adotada por todos, afinal é das pequenas ações que chegamos a resultados maiores, afirma o coordenador.
Dos trabalhos apresentados, destacamos o programa de educação ambiental e comunicação social realizado pelo ITTI/UFPR através do projeto GPontes – Projeto de Gestão Ambiental para obras de construção de pontes em rodovias federais – o projeto busca, com uma equipe multidisciplinar de educadores e comunicadores orientar e sensibilizar a população ribeirinha por meio de cartilhas, jogos e material didático desenvolvido especialmente para atender esta demanda, a equipe realiza o trabalho em salas de aula das escolas municipais e estaduais que ficam no entorno das pontes ou das áreas afetadas diretamente pela obra.
Dra. Aline Figueiredo Pimenta Coordenadora-Geral de Meio Ambiente do DNIT e Prof. Dr. Eduardo Ratton Coordenador-Geral do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura/UFPR
{backbutton}