No segundo encontro, professores municipais conheceram um pouco da cultura Terena e técnicas usadas por fotógrafos renomados

Um grupo de cerca de 50 professores municipais de Miranda tiveram a oportunidade de fotografar a rotina de índios Terena da Aldeinha Passarinho na quinta-feira (15). Eles estão participando da oficina de fotografia com foco em meio ambiente que está sendo realizada no município pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI).

 

miranda foto indios

Os professores foram recebidos com danças típicas, como “Traços Indígenas” e “Dança da Ema”, na Escola Pilad Rebuá, onde também foi feita uma pequena exposição com trabalhos manuais produzidos pelos indígenas. O grupo ainda fotografou o Centro Referencial de Cultura Terena.

A atividade prática foi baseada em conceitos repassados pela representante do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho”, Christiane Gioppo.

Técnicas
No segundo encontro da oficina, os participantes conheceram um dos ensaios da fotógrafa americana Vivian Maier, conhecida fugir de fotos posadas e óbvias utilizando espelhos, nevoeiro e outros artifícios que dão a imagem um aspecto enigmático.

A turma conheceu ainda um pouco do trabalho realizado por Sebastião Salgado, maior fotojornalista do Brasil, conhecido por registrar a realidade social, voltada aos trabalhadores e busca transmitir os sentimentos da pessoa por meio da fotografia, com a proposta de perceber a crítica através da foto. “Poder participar de uma oficina como esta é uma oportunidade de grande proveito, pois incentiva o trabalho com os alunos fora da sala de aula e provoca a sensibilização ambiental nas crianças”, comenta a professora Carmem Azevedo.

 

Assessoria de comunicação

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]