Como forma de alertar e orientar os trabalhadores que atuam na construção da Ponte sobre o Rio Paraná, o Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto G-Pontes, realizado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, desenvolveu uma atividade com os operários no refeitório do canteiro de obras sobre acidentes com animais peçonhentos.

 

Todo ano acontecem cerca de 20 mil acidentes com esses tipos de animais, entre eles cobras e escorpiões, no Brasil. O contato com esses pode causar graves sintomas, incapacitar trabalhadores e até mesmo provocar a morte. Os dados são da Coordenação Nacional de Controle de Zoonoses e Animais Peçonhentos do Ministério da Saúde e revelam a importância do cuidado que se deve ter ao evitar os acidentes.

A representante do PEA, Ana Lúcia Dias, conversou com 64 trabalhadores e explicou a importância da prevenção desse tipo de acidente, dando maior ênfase aos animais peçonhentos comuns na região de Três Lagoas, como a cobra jararaca, aranhas de jardim e escorpiões.

trabalhadores animais peçonhentos

Além disso, ela orientou os participantes sobre os procedimentos a serem tomadas em caso de picadas e mordeduras, ressaltando que mesmo sendo perigosos, é preciso respeitar e preservar esses animais, pois são fundamentais no equilíbrio do meio ambiente.
Os trabalhadores ainda assistiram a um pequeno vídeo para reforçar o que foi explicado.

O que são?
Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas com veneno e são capazes de injetar a substância tóxica por meio de ferrões, dentes ou espinhos com facilidade.
Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; afastar a cama da parede; evitar pendurar roupas fora de armários e não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção são algumas das prevenções mais importantes.

Atenção
Em caso de acidente com animal peçonhento, procure o atendimento médico o mais rápido possível. Mantenha a vítima calma e deitada. Lave o local apenas com água e sabão, não faça sucção do veneno e não aplique nenhum tipo de substância como querosene ou bebida alcoólica.
Não faça torniquetes, eles impedem a circulação de sangue e podem causar gangrena ou necrose no local.

Programa de Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um importante instrumento para a implantação de empreendimentos rodoviários, ferroviários e hidrovias que, de alguma forma, afetem o meio ambiente e, por consequência, a qualidade de vida das populações. O PEA possibilita ao indivíduo e à coletividade se perceberem como sujeitos sociais capazes de compreenderem a complexidade da relação sociedade-natureza, agindo em prol da prevenção de riscos e danos socioambientais causados por intervenções no ambiente.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]