No dia primeiro de junho, ocorreu em Guaratuba a apresentação do Relatório do Diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana do Município, referente ao contrato firmado em janeiro deste ano, entre a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) e a prefeitura de Guaratuba.

Estiveram presentes no evento, o Prof. Dr. Eduardo Ratton, as engenheiras Amanda Gallucci e Alessandra Gosch e o Arquiteto Hermes Nichele da FUPEF. O evento contou ainda com a participação do prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.

Na ocasião, a equipe apresentou aos Secretários do Município os seguintes produtos do Plano de Mobilidade Urbana do Município:

– o Produto 3, que trata sobre pesquisa do perfil da mobilidade e estudos de tráfego, contagem volumétrica classificatória e direcional, determinação das capacidades viárias, nível de serviço e projeções de tráfego; e

–  o Produto 4, Relatório do Comportamento da Circulação, o qual contou com o inventário físico dos sistemas de transportes, elaborado a partir de inspeções em campo e fotogrametria por meio de drone, bem como com a apresentação dos resultados das pesquisas de satisfação com a população local.

O Plano de Mobilidade Urbana trata-se de uma exigência que, segundo a Política Nacional de Mobilidade Urbana – Lei nº 12.587/12, deve ser atendida por todo município de 20 mil habitantes ou mais, turístico ou, que se enquadre na lista dos obrigatórios determinados.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Guaratuba iniciou em fevereiro deste ano, com previsão de término para outubro, totalizando 9 (nove) meses de estudos, levantamento e elaboração de propostas de ações. A vigência do Plano de Mobilidade será de 10 (dez) anos após a sua elaboração.