Divididos em três turmas, professores regentes e Progetecs tiveram aulas práticas e teóricas com o PEA

 

Fotoo

Em uma maratona de três dias de atividades, o Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR 262 – Faço parte deste Caminho” realizou aulas práticas e teóricas da oficina de fotografia com foco em questões ambientais para cerca de 50 professores regentes e para mais 15 Professores Gerenciadores de Tecnologia e Recursos Mediáticos (Progetecs) da região de Aquidauana.

Nos dias 08 e 10, as aulas foram ministradas para os professores regentes no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Aquidauana. Dra. Christiane Gioppo, responsável pela oficina, explicou aos participantes técnicas fotográficas como a regra dos terços, utilizada para obter melhor enquadramento da imagem, e discutiu com os professores a prática fotográfica de Henri Cartier –Bresson, considerado o pai do fotojornalismo e criador do termo “instante decisivo”, momento que não se repete mais e é captado pelo fotógrafo.

Os professores se dividiram em duplas e fotografaram nas proximidades do NTE na tentativa de captar imagens únicas. “O objetivo era fugir das fotos posadas. Eles deviam fotografar o “instante decisivo”, aquela imagem única, colocando em prática as teorias de Bresson”, comenta Christiane.

Após a atividade, os participantes montaram apresentações com as fotos para o restante da turma para explicar o significado das fotos tiradas anteriormente. “Conhecer o ensaio de diversos fotógrafos nos faz começar a analisar e perceber o que não nos chamava a atenção. Sair a campo e tentar desenvolver esses olhares nos traz ensinamentos e visões para a toda a vida, não só para a elaboração do projeto”, afirma o professor Aguinaldo Acunha do Nascimento.

Progetecs
Já com os Progetecs, a professora Christiane abordou os conceitos utilizados por Vivian Maier, americana que é considerada uma importante fotógrafa de rua da história e que trabalhava constantemente luz e sombra nas imagens.

O grupo também teve atividade em campo. Eles saíram para fotografar o córrego João Dias, a Ponte Boiadeira e a Ponte Velha do rio Aquidauana sempre buscando sombras, transparências. brumas e reflexos como a fotógrafa americana. “O foco da atividade era o enigma, sempre para deixar quem está vendo a imagem na dúvida”, diz Christiane.

foto2

 

Os ensaios fotográficos produzidos foram apresentados para o restante da turma e os participantes fizeram reflexões e discussões sobre o tema.

A turma ainda assistiu ao documentário “Caçadores da Alma”, com depoimento de fotógrafos especializados em natureza, e discutiu a técnica de Ansel Adams, fotógrafo americano famoso por fotografias de paisagens e um dos fotógrafos com maior excelência técnica da história da fotografia.

Prática
No dia 10, as três turmas se reuniram para uma atividade de campo. Eles estiveram nas Furnas dos Baianos, no Distrito de Piraputanga, município de Aquidauana, onde foram recebidos por Juliete Gomes da Silva, presidente da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola do local. Ele fez um tour pela região com o grupo e explicou um pouco sobre a história das Furnas.

 

foto3

Os professores tiveram a oportunidade de colocar em prática os conceitos teóricos apresentados pelo PEA durante a oficina. Objetivo final da oficina é que os participantes desenvolvam projeto ambiental que será apresentado na Feira Tecnológica municipal. As propostas já foram postadas nos Grupos do Facebook desenvolvidos para o curso.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]