Em entrevista ao programa Volvo Financial Services TV, o professor Eduardo Ratton fala sobre a falta de infraestrutura no setor de transportes do país

Os problemas do escoamento da safra causados pela falta de infraestrutura no setor de transportes no país é um dos temas debatidos na entrevista do professor da UFPR Eduardo Ratton, coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), ao programa Volvo Financial Services TV. O professor Ratton destaca como principais entraves na logística do setor rodoviário no Paraná “a falta de estrutura de armazenagem, de transportes e de capacidade logística para escoar a grande safra de grãos e cana-de-açúcar”.

Atualmente, 61% do transporte de carga no país é feito através de rodovias, fator que gera uma demanda de mais 20 mil caminhões só neste ano para escoamento da safra. “Os 20 mil caminhões não são o principal problema, mas a falta de aproximadamente 50 mil motoristas qualificados para dirigir modernos caminhões pesados e semipesados que exigem treinamento específico. Caminhoneiros sem treinamento são contratados, aumentando o número de acidentes e prejuízos para o setor”, explica Ratton.

No Paraná, a frota de caminhões cresce 5,51% ao ano, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em 2013, segundo Ratton, dos quase 508 mil caminhões existentes, cerca de 330 mil são pesados (com capacidade para mais de 45 toneladas) e semipesados (entre 15 e 45 toneladas).

De acordo com Ratton, números apresentados no fórum Safra Recorde de Grãos: Os Desafios da Logística em 2013, promovido pela revista Globo Rural e Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), projetavam, ainda no ano passado, o travamento no segundo semestre de 2013 do conjunto logístico brasileiro formado pelos fatores: campo/indústria, armazenagem, transporte e portos. A previsão ajuda a aumentar a dúvida de que o país seja capaz de escoar até 20% a mais de soja com as atuais condições das rodovias, estocagem e capacidade portuária.

Além do crescimento do número de veículos, outro ponto a ser considerado é a Lei dos Caminhoneiros (Lei 12.619 de 30 de abril de 2012), que regulamentou a jornada de trabalho dos motoristas e enfrenta dificuldades para ser aplicada integralmente. “Este problema gera aumento nos valores do frete e falta de disponibilidade de veículos”, aponta o professor.

O programa vai ao ar no dia 16 de maio às 19h no endereço: http://www.sba1.com/pt/tv-ao-vivo/agrocanal.

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