Artigos de pesquisadores da UFPR/ITTI apresentados no Cidesport serão publicados em revistas científicas
Os artigos científicos apresentados pela equipe de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) no Congresso Internacional de Desempenho Portuário 2017 (Cidesport) estão entre os mais bem avaliados pela comissão organizadora do evento e serão publicados nas próximas edições de revistas científicas da área.
O artigo científico “Metodologia para valoração de impactos ambientais de serviços de dragagem e estudo de caso para a Hidrovia Paraguai-Paraná”, de autoria da engenheira civil Flávia Aline Waydzik, do prof. Dr. Eduardo Ratton e do biólogo Durval Nascimento Neto será publicado na Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul). A publicação, de conceito Qualis B2 para a Área de Ciências Ambientais, tem periodicidade semestral.
Já o artigo “Estratégias para o desenvolvimento do Porto Público Organizado de Manaus: diagnóstico da interação porto – cidade”, de autoria dos engenheiros civis Cristhyano Cavali da Luz e Philipe Ratton, do prof. Dr. Eduardo Ratton, e do biólogo Durval Nascimento Neto será publicado na Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios, de conceito Qualis B3 na área de Avaliação de Desempenho Organizacional e Negócios, de periodicidade quadrimestral.
Durante o evento também foi apresentado o artigo “Análise dos Custos de Transporte e Vantagens de um Sistema Intermodal aos países lindeiros à Hidrovia Paraguai-Paraná”, de autoria dos engenheiros civis Thais de Rezende e Philipe Ratton e do engenheiro de produção Luiz Felipe Simioni Ditzel.
Como parte da programação principal do Cidesport, o professor Dr. e superintendente do ITTI, Eduardo Ratton, e o assessor jurídico do Instituto, Ruy Zibetti, apresentaram a palestra “Práticas regulatórias e vantagens competitivas dos países signatários da Hidrovia Paraguai-Paraná”.
Cidesport
Realizado em Florianópolis/SC, entre os dias 25 e 27 de outubro, o evento reuniu pesquisadores, acadêmicos, gestores portuários, dirigentes e técnicos que atuam em órgãos formuladores de políticas, reguladores e fiscalizadores da atividade portuária.
Promovido anualmente, o evento tem como objetivo fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho portuário, disseminar boas práticas de gestão e promover a integração entre a comunidade cientifica e os gestores portuários. O encontro é realizado pela UniSul em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade de Valencia – Espanha.
Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]