Na última sexta-feira (03), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) e a Prefeitura Municipal de Arapoti promoveram a Audiência Pública Online sobre o Plano de Mobilidade Urbana do município, realizada pelo prof. Dr. Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI, pelas engenheiras civis Luziane Machado e Amanda Gallucci, responsáveis pelo projeto, e pelo engenheiro civil José Mauro Afonso, da Secretaria de Infraestrutura de Arapoti.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, que culminou na impossibilidade de realizar encontros presenciais, a audiência foi transmitida ao vivo pelo canal do ITTI UFPR no Youtube, para que toda a sociedade e interessados no Plano de Mobilidade Urbana de Arapoti participassem e tivessem conhecimento sobre o projeto.

Durante a audiência, foi apresentado o diagnóstico realizado para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Arapoti, que contemplou a identificação dos problemas verificados durante as visitas técnicas, as entrevistas com a população, as contagens volumétricas, direcionais e classificatórias, e também o levantamento aéreo, entre outros quesitos.

Na sequência, foram apresentadas as propostas de soluções para a mobilidade urbana do município, divididas em seis eixos temáticos e 42 ações que visam colocar em prática o planejamento elaborado. Estas ações, por sua vez, foram distribuídas em 9 propostas a fim de integrar ações de diferentes eixos, facilitando o entendimento e a execução do plano. Como exemplo, a engenheira civil Luziane Machado, responsável executiva pelo projeto, cita a revitalização da área central que inclui a criação da Praça do Cooperativismo, a implantação de um binário, a redistribuição e requalificação das vagas de estacionamento e a melhoria das calçadas por meio da acessibilidade universal.

Ao final da audiência, os espectadores também puderam participar com suas perguntas. O material apresentado durante a audiência foi enviado à Prefeitura de Arapoti e estará disponível à comunidade para consultas futuras. O próximo passo agora é refinar estas propostas em uma versão definitiva, que serão convertidas em um Plano de Ação de Investimento, elaborado em conjunto com a Prefeitura Municipal. O vídeo completo da audiência está disponível neste link.