Será realizada amanhã, 19/11, uma blitz educativa nos km 133 e km 138 da BR-487/PR, perto da entrada da Reserva Biológica das Perobas. A ação é uma parceria entre a Rebio e o projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”, que foi responsável pela Gestão Ambiental das obras de pavimentação no trecho entre Tuneiras do Oeste e o Distrito de Nova Brasília – Araruna. A blitz vai contar com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 Entre às 10h30 e às 13h30, os usuários da rodovia que passarem pelo local da blitz receberão materiais informativos que reforçam os cuidados para evitar o atropelamento de fauna, principal tema da ação, e uma revista temática do projeto Estrada Boiadeira, que traz reportagens sobre a implantação e pavimentação da BR-487/PR e sobre as atividades desenvolvidas pela Gestão Ambiental do empreendimento, executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os participantes da atividade ainda ganharão lixocar como incentivo ao descarte de resíduos em local adequado.

A preocupação com o atropelamento de animais silvestres é grande na região, pois a BR-487/PR passa bem ao lado da Rebio das Perobas ao longo de 8,5 km, e a Unidade de Conservação Federal abriga diversos animais, alguns ameaçados de extinção, caso do gavião-pato. 

A blitz educativa será a última atividade do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza” na região de Tuneiras do Oeste, marcando o encerramento das ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) e do Programa Comunicação Social (PCS) da Gestão Ambiental.

Ainda na quinta-feira, às 19 horas, será realizada na Câmara de Vereadores de Tuneiras do Oeste uma reunião formal de conclusão das ações na região com a apresentação dos trabalhos elaborados pelos educadores que participaram do curso realizado pelo PEA em parceria com a Rebio das Perobas, apresentação de um vídeo institucional produzido pelo PCS e entrega oficial da revista temática para a comunidade.

foto boiadeira geral blitz

Projeto Estrada Boiadeira

Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), foi responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” na BR-487/PR, entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 03) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 02). Além da Supervisão Ambiental da obra, o projeto conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove com os trabalhadores da obra e com a comunidade de Tuneiras do Oeste e região.  

 

Serviço:

Blitz educativa sobre o atropelamento de fauna na BR-487/PR

 Local: BR- 487/PR –  Entrada da Reserva Biológica das Perobas (Rebio das Perobas) – km 133 e km 138

Data:19/11/2015

Horário: 10h30 às 13h30

 

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]