A bióloga do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, Marina de Souza, concluiu nesta quarta-feira (17/04) o Curso de Especialização em Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Como trabalho de conclusão de curso a bióloga abordou o tema “Fauna silvestre atropelada na BR- 135 – Trecho de Barreiras (BA) à Manga (MG) – Avaliação do padrão espacial de atropelamentos”.

Na pesquisa Marina se propôs a avaliar os dados coletados em um ano pelo Subprograma de Monitoramento e Mitigação de Atropelamentos de Fauna da Gestão Ambiental da BR-135 BA/MG, executada pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná, por meio de um termo de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A especialista explica que todos os empreendimentos lineares causam impactos ao ambiente e por isso é importante avaliar estes dados, identificar as principais áreas de atropelamentos,  as espécies silvestres mais impactadas e propor medidas para mitigar este impacto.

“No caso específico da BR-135, a rodovia é peculiar, pois está localizada na transição de dois Biomas Cerrado e Caatinga, e no trecho estudado existem diferentes velocidades permitidas, segmentos em leito natural e outros pavimentados e tudo isso interferem nos atropelamentos de fauna silvestre”, afirma Marina.

A banca foi composta pelos biólogos profª. drª. Camila Domit (orientadora), dr. Lucas Batista Crivellari (co-orientador), que atua como pesquisador do ITTI no Programa de Proteção à Fauna da Gestão Ambiental da BR-135 BA/MG, e pela professora convidada, a médica veterinária, Izabel Carolina Raittz Cavallet (IFPR/ Paranaguá).