Segunda coleta feita pelo Programa de Proteção da Fauna e Flora mostrará se a construção da nova ponte da BR-262 está influenciando na qualidade a água e diversidade aquática

coleta peixes

Amostragens de peixes coletadas por biólogos no Rio Paraná, na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, retratarão a variedade de espécies e a qualidade da água onde está sendo construída a nova ponte na BR-262/MS/SP. O monitoramento é realizado para verificar se há influência no Rio Paraná e sua fauna aquática.

Os peixes e outros organismos aquáticos (moluscos, insetos e crustáceos) foram coletados por biólogos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR-ITTI) e Grupo Integrado de Aquicultura e Extratos Ambientais (GIA). O resultado da análise deve ficar pronto em cerca de 30 dias.

A coleta faz parte do Programa de Proteção da Fauna e Flora que integra o acompanhamento ambiental na obra. De acordo com a bióloga mestre em Ecologia e Conservação Sandra Martins Ramos, a variedade de peixes e das características da água – como pH, transparência e oxigenação – são essenciais para revelar se a obra está causando algum impacto na área de influência do empreendimento.

Esta é a segunda campanha, realizada através de redes instaladas em pontos do rio, em locais próximos às obras de construção da ponte, no Rio Paraná. O material está sendo examinado pelo GIA da UFPR, e o resultado será comparado com amostras anteriores, realizadas em julho de 2012, na qual, 108 peixes foram coletados. Entre as espécies mais comuns, foram identificados: lambaris, traíras e piabas. Nesta segunda campanha, em uma análise preliminar, foi reconhecida a existência de outras espécies, tais como o tucunaré, a piranha e o piau-três-pintas.

 

O Programa
O Programa de Proteção da Fauna e Flora integra o Plano Básico Ambiental, executado pela UFPR-ITTI, através de Termo de Cooperação firmado entre a UFPR e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto é responsável pela gestão e supervisão ambiental da construção da Ponte sobre o Rio Paraná na BR-262, entre os municípios de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e Castilho, no Estado de São Paulo.

O ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR-ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]