Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), realizou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da ponte que será construída sobre o Rio Corrente, na diretriz da BR-135 no município de Correntina/BA.

riocorrente4

 

Com o objetivo de subsidiar o Licenciamento Ambiental da ponte, o referido EIA diagnosticou a situação atual dos meios físicos, bióticos e socioeconômicos das áreas de influência do empreendimento, prevendo os possíveis impactos (positivos e negativos) que poderão ocorrer durante as fases de construção e operação.

Os resultados obtidos permitiram a proposição de Programas Ambientais, que visam a implementação de medidas de prevenção e compensação dos impactos ambientais identificados.

O Estudo de Impacto Ambiental foi elaborado pela equipe técnica multidisciplinar da UFPR/ITTI e está sendo analisado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

riocorrente

A construção da ponte sobre o Rio Corrente completa o subtrecho de São Desidério a Correntina, permitindo que  a extensão da BR-135 desde o estado de Minas Gerais até o estado do Maranhão, incluindo os estados do Piauí e Bahia, seja pavimentada e disponibilizada em boas condições de tráfego, reduzindo os custos de transportes e viabilizando o escoamento da produção e o desenvolvimento  econômico da região.

LOCALIZACAO