BR-487/PR, a “Estrada Boiadeira”, ganha totem formulado pela UFPR/ITTI
Painel traz a imagem do peão com seu berrante, símbolo da rodovia localizada no noroeste do Paraná
Quem passar pela BR-487/PR, mais conhecida como Estrada Boiadeira, entre Cruzeiro do Oeste e o Distrito de Araruna, poderá conferir o totem instalado no trevo de acesso a Tuneiras do Oeste, que além de servir de sinalização também traz o símbolo da rodovia, o boiadeiro.
O painel vertical de mais de 10 metros de altura e 1,70 metros de largura traz a imagem de um peão em cima de um cavalo, tocando um berrante; expressão material do significado da estrada para a grande maioria dos moradores da região; e foi instalado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como parte do projeto de implantação e pavimentação da rodovia.
“Pergunte a qualquer morador da região ao longo da BR-487 qual o nome da rodovia e a resposta será a mesma: Estrada Boiadeira. Há mais de 100 anos por este mesmo caminho seguiam tropeiros, condutores de bois que “batizaram” a rota no imaginário popular. Homens de coragem que conduziam o progresso a seu tempo e hoje, no mesmo local, sobre o pavimento e as rodas dos caminhões, a economia continua a seguir, conduzindo o país e suas oportunidades. O totem do boiadeiro representa esse sentimento de perseverança, de trabalho e progresso, ideais que tanto ontem, como hoje, nos inspiram e guiam”, explica o superintendente regional do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago.
O desenho foi desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) executou a Gestão Ambiental da rodovia em cooperação com o DNIT, que recebeu o nome de “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”. “O totem não é apenas uma placa de sinalização, é uma expressão material do sonho da população em dispor de uma rodovia pavimentada, que melhora a qualidade de vida da comunidade, e conseguimos traduzir isso com o desenho do boiadeiro. Ele se tornou uma marca registrada da rodovia”, comenta o prof. Dr. Eduardo Ratton, superintendente da UFPR/ITTI.
A Universidade foi responsável pela execução e supervisão dos programas ambientais do Lote 02, entre Tuneiras do Oeste e o Distrito de Nova Brasília, em Araruna, e do Lote 03, entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste, totalizando 38,8km. Dentre os programas executados pela Universidade estavam o Programa de Educação Ambiental (PEA), que atuava diretamente na comunidade por meio de ações que tratavam as questões ambientais do local e Supervisão Ambiental, que acompanhava a rotina das frentes de obra.
“Durante a implantação, o Lote 2 possuía um diferencial: a Reserva Biológica da Perobas, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, lindeira à rodovia. Foi justamente aí que a atuação do ITTI na Gestão Ambiental foi ainda mais relevante. Merece destaque a supervisão do cumprimento dos conceitos ambientais estabelecidos no Plano de Controle Ambiental e no licenciamento ambiental, direcionando ações para o desenvolvimento dos programas ambientais e demandas integrantes em conformidade com as condicionantes”, ressalta Tiago.
Obras
As obras na Boiadeira foram finalizadas no final de 2017 com a conclusão da parte urbana da rodovia, que incluía a construção de um viaduto dentro de Tuneiras do Oeste. As obras da rodovia começaram e não foram concluídas algumas vezes desde a década de 1980. Situação que deixou muita gente descrente em relação a pavimentação da rodovia, mas em 2012 o empreendimento foi retomado com força total dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Foram mais de mil dias de obras de preparação para deixar a Estrada pronta para a passagem de carros e caminhões. A expectativa é que pela Boiadeira circulem cerca de 1,3 mil veículos por dia, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
“Foi um trabalho de longo prazo que gerou muitos ganhos e este aprendizado será repassado às futuras gerações. Sabemos que a Boiadeira é muito mais do que uma estrada para a população do noroeste paranaense e, por isso, para nós da UFPR/ITTI é motivo de orgulho ter participado de alguma forma dessa história”, ressalta Ratton.
Gestão ambiental
A Gestão Ambiental foi executada pela UFPR e DNIT entre os anos de 2012 e 2015, período em que foram atendidas mais de 5 mil pessoas pelos programas ambientais, entre trabalhadores da obra, educadores e usuários da rodovia.
Na avaliação do superintendente da UFPR/ITTI a Gestão Ambiental da BR-487 produziu excelentes resultados pois proporcionou a elaboração de novas metodologias, pesquisas e outros trabalhos científicos. Mais de 20 professores de diversas áreas e cerca de 30 estagiários e bolsistas da UFPR participaram da Gestão Ambiental da Rodovia.
“Na Gestão do ITTI realizou-se a Supervisão Ambiental e implantaram-se os programas de Educação Ambiental e Comunicação Social, específicos, junto às comunidades da área de influência da rodovia. Trabalho que não somente possibilitou a implantação das obras, como forneceu a percepção de usuários e moradores, completando um elo entre Poder Público e cidadãos. Cooperações como essa, portanto, permitem que órgãos como o DNIT atinjam mais plenamente seus objetivos de implantação de infraestrutura de transportes”, ressalta Tiago.
Assessoria de Comunicação Social
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