O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) realizou no mês de janeiro, a inventariação espeleológica das cavernas que se encontram no entorno do eixo da BR-135/BA, entre os municípios de São Desidério e Correntina, na Bahia, com o objetivo de permitir a classificação biótica, abiótica e socioambiental destas cavernas. “O trabalho consiste no levantamento minucioso das cavernas, abrigos e abismos localizados na região para que seja elaborado um documento que contenha todas as características dessas formações”, explica o biólogo Durval Nascimento Neto.

 

21.01.15 EspeleólogosPRONTA

 

Nascimento explica que, a partir disso, é possível gerar uma caracterização, possibilitando uma análise dos impactos que a implantação e operação da rodovia BR-135/BA poderão causar. A inventariação é apenas uma das etapas do estudo que está sendo feito pelo ITTI para elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA) da BR-135/BA/MG.

Além do biólogo Durval Nascimento participaram da análise o geólogo Anival Leite e os espeleólogos Darci Paulo Zakrzewski, Luis Fernando Silva da Rocha, Karen Perez Ramos e José Eduardo Becker.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]