O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), em parceria com o Setor de Tecnologia e o Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA) da Universidade Federal do Paraná, promoveu o Ciclo de Palestras: Ambientes Aquáticos – Pesquisas e estudos técnicos na última quarta-feira (31/07). O evento abordou algumas das pesquisas e estudos realizados para o monitoramento e conservação dos recursos hídricos e de sua biota associada.

O professor dr. Horácio Tertuliano Filho, diretor do Setor de Tecnologia, e o professor dr. Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI, fizeram a abertura do evento e destacaram a importância desses encontros pra expor a produção científica e acadêmica realizada dentro da universidade e promover o debate sobre as melhores formas de transformar esse conhecimento em ações práticas que beneficiem a sociedade. O ITTI vem desenvolvendo diversos projetos de gestão ambiental, os quais se caracterizam pela multidisciplinaridade das ações e permitem uma discussão técnico-científica, que se traduz em grandes contribuições ao conhecimento de fenômenos ambientais complexos, afirmou o professor Ratton.

O professor dr. Manuel Graça, catedrático de Ecologia da Universidade de Coimbra e coordenador do Grupo MARE, demonstrou aos ouvintes a metodologia utilizada em suas pesquisas sobre a ecologia de pequenos rios, em palestra intitulada “As algas em riachos de florestas são controladas pela luz, herbivoria ou nutrientes? Um experimento in situ“. Na sequência, o professor dr. Antonio Ostrensky, um dos fundadores e atual coordenador do GIA, destacou a importância da instituição para a resolução de problemas ambientais nesses 22 anos de atividades, nos quais tornou-se referência para a formação e qualificação de profissionais e no desenvolvimento e aplicação de ferramentas técnicas e científicas nas áreas relacionadas aos ambientes e organismos aquáticos.

Após um intervalo, o evento contou com a presença da dra. Rosana Loyola, bióloga do Laboratório de Limnologia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em palestra intitulada “Avaliação da qualidade da água de rios utilizada pelo IAP”. Em sua fala, a pesquisadora apresentou dados sobre a atuação nas áreas de avaliação, classificação e monitoramento da qualidade da água de rios paranaenses. Para fechar o ciclo de palestras, o dr. José Eduardo Gonçalves, pesquisador no Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), demonstrou as funcionalidades de um veículo autônomo para o monitoramento de ambientes aquáticos. O pesquisador enfatizou as diferenças e vantagens do equipamento, exposto durante o evento, em relação aos métodos de monitoramento e modelagem hidrometeorológicos convencionais.

Além do veículo autônomo, a exposição organizada para o ciclo de palestras foi composta por fotos das atividades realizadas pelos programas de Educação Ambiental e de Monitoramento da Ictiofauna e Macroinvertebrados Bentônicos da Gestão Ambiental da BR-135/BA/MG, executada pelo ITTI, e pelos banners que serão apresentados pela bióloga Sandra Ramos, pela doutoranda de biologia Aline Horodesky e pelas estagiárias de biologia Geisy Kelen Plodowski, Fernanda Likes e Ana Maria Gonçalves Chaves no XVII Congresso Brasileiro de Limnologia/ 2º Congresso Ibero-americano de Limnologia, que acontecerão em Florianópolis entre os dias 4 e 9 de agosto.

Ao fim das palestras foi proposto um debate entre os pesquisadores, que também puderam responder às perguntas do público. Para Sandra Ramos, bióloga do ITTI e organizadora do evento, o ciclo de palestras foi uma atividade produtiva e enriquecedora, tanto para a comunidade acadêmica já familiarizada com os temas abordados pelos palestrantes, quanto para estudantes de outras áreas e também para a sociedade civil.