Na última semana, Eduardo Gobbi, conselheiro do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) e professor da Universidade Federal do Paraná, participou de entrevista coletiva sobre a crise hídrica enfrentada em todo o estado e a importância da economia de água pela população.

Estavam presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; os presidentes do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Costa, e do Simepar, Eduardo Alvim; os diretores de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, e de Operações, Paulo Alberto Dedavid; e o gerente do Centro de Operação da Geração e Transmissão da Copel, Ricardo Rodrigues.

A crise hídrica, provocada pela maior estiagem dos últimos 50 anos na região, se traduz na redução do nível dos rios e reservatórios de abastecimen03to de água no estado. Os impactos podem se refletir em desabastecimento nos próximos meses, portanto, além das medidas adotadas pelo governo estadual, se faz necessária a máxima conscientização da população.

O ITTI se insere na discussão deste tema, ao lado de outras instituições, com o intuito de auxiliar na busca de soluções para este grave problema que envolve toda a sociedade. A situação crítica é percebida na região leste, com maior impacto em Curitiba e Região Metropolitana, que já vivencia o regime de rodízio no abastecimento de água. No entanto, os efeitos da estiagem alcançam todo o estado e, diante deste cenário, a Sanepar avalia a necessidade de captar água em fontes alternativas, como lagos e cavas. A Copel, por sua vez, está administrando a geração de energia e direcionando a água armazenada às represas utilizadas pela Sanepar.

As prefeituras também foram convidadas a estimular o uso consciente da água pela população de cada município, por meio de campanhas educativas, pois o volume de chuvas deve retornar à normalidade apenas a partir de setembro – o que reforça a importância de economizar água.

Com informações de Agência de Notícias do Paraná (AEN). Fotos: Geraldo Bubniak/AEN.