A diretoria do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura recebeu nesta sexta-feira, 24/05, a visita do deputado federal paranaense Gustavo Fruet. Na reunião, os diretores apresentaram os principais projetos e estudos realizados pela UFPR/ITTI na área de infraestrutura de transportes e meio ambiente, entre eles, estudo sobre a Hidrovia Paraguai – Paraná (HPP), que é um importante eixo de transporte para o Mercosul.

O deputado está sugerindo ao Governo Federal a renovação do Acordo de Transporte Fluvial pela Hidrovia Paraguai – Paraná, assinado pelo Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai em 26 de junho de 1992 e que se encerra em 2020.  Há dois anos, a UFPR/ITTI realizou o Estudo da Prática Regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná, por meio de um termo de cooperação com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A diretoria também apresentou ao deputado os projetos voltados à área de Desenvolvimento Urbano, como o Cidades e Metrópoles, que propõe soluções voltadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica para os municípios de Curitiba e da Região Metropolitana. Fruet é membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal, órgão responsável por propor e discutir temas referentes à habitação, transportes urbanos, infraestrutura urbana e saneamento ambiental, regiões metropolitanas, entre outros temas.

“Impressionante o trabalho do ITTI no desenvolvimento de métodos de estudo e execução de grandes projetos de infraestrutura com projetos em todas regiões do Brasil, em parceria com a Antaq, DNIT e outras instituições”, afirmou o deputado.

Participaram da reunião: prof. Horácio Tertuliano Filho, diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, prof. Mauro Lacerda Santos Filho, superintendente do ITTI, prof. Edu José Franco, superintendente adjunto do ITTI, prof. Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI, prof. Roberto Gregório Jr, professor do Departamento de Transportes da UFPR e o assessor jurídico do ITTI, Ruy Zibetti.