Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniram em Curitiba para o acompanhamento dos trabalhos realizados dentro do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, que está sendo elaborado pela Universidade por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI).

 

Reunião Paulo Godoy

Segundo Paulo Godoy, diretor de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, as reuniões são realizadas mensalmente e são importantes para levar aos realizadores do projeto a visão do Dnit, avaliar, esclarecer dúvidas e integrar a equipe. “Atualmente, outros dez EVTEAs estão em elaboração no país, então procuramos equilibrar o andamento e resultados de todos os projetos”, detalha.

O estágio de desenvolvimento do EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai está em cerca de 60%, avalia o coordenador. “Atualmente estão sendo estabelecidas rotas. Depois serão feitas as projeções de cargas até 2035, a definição de projetos, localização dos portos e rotas hidroviárias para o cenário futuro, quando o governo deve investir mais em hidrovias, e reforçar as ferrovias e rodovias”, comenta.

O EVTEA segue dentro do esperado, segundo Godoy. “Está indo muito bem, os profissionais aqui são bem qualificados e têm apresentado a contento o resultado dos trabalhos”.

A reunião é relevante para levar à direção do Dnit e ao Ministério dos Transportes informações se o trabalho está andando dentro do esperado, dentro dos prazos estabelecidos no termo de cooperação, se está tudo dentro das expectativas de resultado.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]