A UFPR/ITTI foi a responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento durante os quatro anos de obras

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou pela primeira vez, nesta quinta-feira (29), o tráfego na Ponte sobre o Rio Paraná que interliga os municípios de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP), entre na BR-262/MS.

ponteRioParana

As obras de construção da Ponte tiveram início em 2011 e foram finalizadas em dezembro de 2014, restando apenas a conclusão dos acessos em 2016.

 

Durante o período de construção da Ponte, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), foi a responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, que englobou a execução de programas ambientais, como: Programa de Proteção de Corpos Hídricos, de Controle de Ruídos, de Proteção de Fauna e Flora, de Plantio Compensatório, de Educação Ambiental e de Comunicação Social.
A Ponte sobre o Rio Paraná tem 1,344m de extensão com mais 6,4 km de rodovia de acesso (2,6 km em MS e 3,8 km em SP). O empreendimento será fundamental para o escoamento da produção agrícola advinda do Centro-Oeste brasileiro, já que terá três faixas para o tráfego de veículos pesados, proporcionando mais segurança e significativa melhora na logística do transporte de cargas.
Acessos
A Ponte foi construída paralelamente à montante da ponte ferroviária Francisco de Sá.Do lado sul-matogrossense, o trecho de acesso à Ponte completa o traçado definitivo da BR-262/MS, alterando o trajeto que leva à barragem da usina. Do outro lado do Rio Paraná, no município de Castilho, uma nova via de acesso foi construída até rodovia estadual SP-300.

 

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658  [email protected]

 

*Com informações ASCOM/DNIT MS