No evento, em Campo Mourão, Dilma Rousseff também assinou a ordem de serviço para a pavimentação da BR-158

 

A presidente Dilma Rousseff e a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Paraná inauguraram sexta-feira a pavimentação da BR-487/PR, trecho entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste. A cerimônia foi em Campo Mourão e contou com a presença dos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), César Borges (Transportes) e Paulo Bernardo (Comunicações) e do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jorge Fraxe.

A presidente destacou a importância da pavimentação da Estrada Boiadeira e demais investimentos que fomentarão o agronegócio no Paraná. Na cerimônia, foi assinada a Ordem de Início dos Serviços para as obras de pavimentação dos 20 Km do Lote 2 da Boiadeira, entre Tuneiras do Oeste e Nova Brasília, licitadas em R$ 64 milhões. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“Da porteira pra dentro, a questão está resolvida, a capacidade tecnológica da indústria, o empreendedorismo. Da porteira para fora, é a questão da logística (…). As rodovias são importantes porque são estratégicas pra produção agrícola, como a Estrada Boiadeira, a BR-487, que terá um trecho de 133 km pavimentado”, afirmou a presidente.

A Estrada Boiadeira é dividida em cinco lotes que totalizam 187 Km entre Campo Mourão e Porto Camargo (divisa com MS). O Lote 1 (Campo Mourão – Nova Brasília) está concluído. Os outros dois Lotes (1A e 2ª – ligando Cruzeiro do Oeste a Porto Camargo) serão licitados pelo DNIT.

O trecho pavimentado pertence ao Lote 3 da Estrada Boiadeira e tem 18,72 km de extensão. As obras realizadas pelo DNIT iniciaram em 2012 e tiveram a gestão ambiental executada pela UFPR por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). O próximo trecho a ser implantado é o 3, entre Tuneiras do Oeste e Nova Brasília, cuja obra já foi licitada, e também terá gestão ambiental realizada pela UFPR/ITTI através do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza”.

Do ITTI, participaram da cerimônia o professor da UFPR e coordenador de projetos, Eduardo Ratton, o assessor jurídico, Ruy Alberto ZIbetti, o coordenador da supervisão ambiental da BR-487/PR, Cristhyano Cavali da Luz, e os engenheiros ambientais João Sachet e Jhonatan Zonta. Também estiveram presentes o supervisor do DNIT em Londrina, José Carlos Belluzzi de Oliveira e o consultor de infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Mário Stamm.

Ouça a música Estrada Boiadeira

BR-158

Outro investimento para a região Noroeste do PR, a presidente também assinou a Ordem de Serviço para o início dos trabalhos da pavimentação da BR-158 entre Campo Mourão e Palmital. O trecho com 110,54 Km de extensão será uma das mais importantes rotas do Estado. A licitação ocorreu pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas no valor de R$ 280 milhões, investimentos do PAC 2, e prazo de execução de 990 dias.

Foto pequena- Acima, da esquerda para a direita

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicaçã[email protected]