Com enfoque na educação à distância e no uso de articuladores locais, equipe apresenta ações aplicadas em projeto de gestão ambiental na BR 262, no trecho entre Corumbá e Anastácio (MS)

 

Uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) participou, no último dia 23, do workshop Educação Ambiental em Empreendimentos de Infraestrutura Rodoviária, realizado na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília.

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Com o trabalho “Educação à distância – um novo enfoque na execução dos programas de educação ambiental”, as pedagogas Maria Eleonora Cordeiro Ferreira e Susy Bortot Höpker apresentaram as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) que está sendo realizado durante a gestão ambiental da BR 262, no trecho do pantanal sul-mato-grossense entre Corumbá e Anastácio. A Universidade é parceira do DNIT no projeto e durante um ano, a partir de julho de 2011, o Programa já trabalhou na região com 17 escolas (entre municipais e estaduais), além de duas comunidades indígenas e quatro comunidades lindeiras, residentes em assentamentos.

 

Para a pedagoga Susy Bortot Höpker, o mérito do trabalho desenvolvido se deve a dois enfoques inovadores: a utilização de tecnologia para possibilitar o ensino à distância e também o uso de articuladores locais de educação ambiental, profissionais que trabalham diretamente com os públicos contemplados pelo empreendimento.

 

“Normalmente, os projetos têm um tempo específico, mas um projeto de educação ambiental não pode nunca acabar. Com as ações à distância, o ITTI pode disponibilizar mesmo após o encerramento da gestão ambiental dos seus empreendimentos um portal no qual os profissionais da educação poderão aprender e ainda interagir com outros profissionais”, explica a pedagoga.

 

Já em relação aos articuladores locais, a pedagoga destaca o ineditismo da proposta pedagógica com esse tipo de profissional: “Os articuladores se mostram muito importantes no processo de produção de conhecimento. Por pertencerem à região, eles conseguem compreender melhor as pessoas e desenvolver o trabalho de forma mais pontual”.

 

O evento reuniu gestores ambientais de empreendimentos rodoviários do DNIT, levando em consideração a importância da execução de programas de Educação Ambiental, normalmente previstos nos Planos Básicos Ambientais dessas obras.

 

Programa de Educação Ambiental
O PEA é um dos 13 programas que compõem a gestão ambiental da revitalização da BR 262, no trecho entre Corumbá e Anastácio, no Mato Grosso do Sul. O projeto socioambiental tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos à comunidade em geral, aos trabalhadores da obra e aos profissionais da educação. Para possibilitar a conscientização ambiental de todos os envolvidos, busca-se desenvolver uma capacitação continuada, instigando junto aos públicos um permanente processo de reflexão, autoanálise, mudança de atitudes e de valores, bem como a incorporação de práticas de educação ambiental no cotidiano dessas pessoas.

 

Hendryo André
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
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