Uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentou no dia 13, em Brasília, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai em uma reunião solicitada pelo Movimento Pró-Logística do estado de Mato Grosso, formado por entidades dos setores agropecuário, industrial, comercial e da sociedade civil. 

Os pesquisadores da UFPR apresentaram o resumo do Estudo, suas principais etapas e conclusões, e também ressaltaram a importância da Hidrovia no transporte de cargas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “O EVTEA evidencia a necessidade de simplificar os procedimentos regulatórios brasileiros notadamente quanto a consolidação de cargas que é de responsabilidade da ANVISA, entre outras recomendações que incentivem o uso da Hidrovia”, comenta o Prof. Dr. Eduardo Ratton, superintendente da UFPR/ITTI e coordenador geral do EVTEA.

Movimento Pro-logistica
O encontro reuniu representantes de diversas instituições como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), e empresas de navegação, como a Hidrovias do Brasil e Ship América Navegação, além de membros da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Ao final da exposição, os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre o EVTEA. “Nós ficamos muito contentes e otimistas com o que nos foi apresentado. Principalmente no que diz respeito ao EVTEA da Hidrovia Rio Paraguai. Entendemos que houve avanços e agora é esperar para que empreendimentos possam ser tocados e as ações na Hidrovia sejam feitas. Da nossa parte, ficamos animados com o que vimos”, afirma o diretor executivo do Movimento Pró-Logística.

Movimento Pró-Logística
O Movimento é composto pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (APROSOJA), Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso – (OCB/MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, (FAMATO), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), pelo Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (FECOMÉRCIO/MT), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT), pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e pelo Instituto Ação Verde.

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]