O professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) participou, em Brasília, do seminário “Licenciamento Ambiental – Realidade e perspectivas” promovido pelo Ministério Público Federal (MPF). 

O evento reuniu os principais nomes envolvidos com o tema na atualidade, entre eles o diretor de Licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Thomaz Miazaki de Toledo; além de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), entre vários outros.

Seminário licenciamento MPFForam discutidos os principais aspectos, perspectivas, propostas e alternativas de solução para os problemas relacionados ao licenciamento ambiental. Os participantes debateram casos práticos como as licenças da hidrelétrica de Belo Monte (PA), projeto de infraestrutura mais caro em construção hoje no Brasil, do complexo petroquímico do Comperj (RJ), das hidrelétricas do Rio Madeira (RO) e de São Luís de Tapajós (PA), por exemplo.

Segundo Ratton, a participação no Seminário foi de extrema importância já que a UFPR atua na área de licenciamento ambiental, por meio do ITTI. “Dentre as discussões realizadas destaca-se o grande número de reclamações quanto aos prazos de análise dos estudos e consequente emissão das licenças ambientais”, ressalta o coordenador do ITTI.

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]