A Câmara Municipal de Manaus homenageou na última quinta-feira, 5 de maio, o coordenador jurídico e de relações institucionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ruy Alberto Zibetti, com o título de Diploma de ‘Cidadão de Manaus’ durante sessão solene.

Homenagem Ruy

 

Zibetti fez parte da equipe técnica do projeto de Execução de Serviços Técnicos, Profissionais Especializados de Apoio e Assessoramento à Comissão Responsável pelas Atividades de Transição da Administração Estadual para Federal dos Portos de Manaus, Tabatinga, Itacoatiara, Coari e Parintins – Estado do Amazonas, projeto da UFPR realizado entre 2011 e 2013 no Porto de Manaus (AM).

O colaborador da UFPR/ITTI reafirmou sua disposição em trabalhar por Manaus e reconheceu a magnitude do estuário natural da bacia hidrográfica para diminuir distancias e diferenças sociais. “Esta cidade deve tudo o que é ao seu povo, que aprendi amar e aceitar as diferenças.”, ressaltou.

 

Representando a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Augusto Rocha, disse ter a certeza de que, com seus conhecimentos e seus projetos, Zibetti vai ajudar a encontrar alternativas para ajudar a diminuir o ônus com o transporte das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus. Os últimos dados obtidos pela Fieam dão conta de que é 72% mais caro transportar de Manaus para Santos (SP) do que de Changai (China) para o Porto de Santos.

homenagem zibetti 2
Participaram da solenidade, a chefe da Procuradoria do Meio Ambiente do Estado do Amazonas, Fernanda Matos, representando a Prefeitura de Manaus; a tenente Ingrid Ossuoski, do 9º Distrito Naval; o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Horácio Tertuliano Filho, o representante da OAB/Amazonas, Alessandro Ribeiro, e o representante da Fieam.

 

Projeto
O Projeto executado pela Universidade, resultado de um Termo de Cooperação entre a UFPR/ITTI e a Direção de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Transportes e Infraestrutura (DAQ/Dnit), gerou oito trabalhos: Manual de Gestão, Operação e Manutenção do Porto Organizado de Manaus, Estrutura Organizacional do Porto de Manaus, no Check List – Bens Móveis e Imóveis do Porto de Manaus, Relatório de Cartografia – Verificação da Poligonal do Porto Organizado, Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO), Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do Porto de Manaus, e Relatórios de Análise Jurídica e de Análise Contábil.

 

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]