O Sistema Global de Navegação por Satélite, utilizado em estudos do ITTI/UFPR no Rio Paraguai, é tema de curso para o 6° Distrito Naval Marinha

A Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), promove esta semana um curso de aplicação do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) para o 6° Distrito Naval Marinha do Brasil, em Ladário/ MS. As aulas tiveram início nesta segunda-feira, 30, e seguem até quinta-feira, 02, nos turnos da manhã e da tarde.

O curso é ministrado pelo professor do Departamento de Geomática da UFPR, Dr. Carlos Aurélio Nadal. “Estamos aplicando este sistema em estudos no Rio Paraguai, então o objetivo é informar os militares e atualizá-los sobre esta tecnologia. É uma oportunidade da Universidade, através do ITTI, prestar um serviço para a Marinha, que tanto tem nos atendido nos estudos que realizamos na região”, esclarece o professor. Um deles é o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai.

Segundo o comandante do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6) do 6° Distrito Naval Marinha, Maurício dos Santos Silva, participam das aulas militares do SSN-6; da Base Fluvial de Ladário (que também desenvolve serviços de projetos e topografia); do Navio da Marinha (que faz hidrografia para o 6º Distrito) e também uma professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Marinha desenvolve atividades de hidrografia na região, que têm também a cartografia como subproduto, conforme o comandante. “O curso é muito relevante porque nem sempre temos oportunidade de ter contato com as atualizações e produtos novos, bem como com outros profissionais, militares ou não, para poder trocar experiências e estreitar laços, em busca de evolução”, comenta.

curso marinha

GNSS
O Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) é definido como uma constelação de satélites que permite determinar o posicionamento e localização de um veículo ou receptor em qualquer lugar do globo, em terra, mar ou ar.
O GNSS atual é constituído pelas constelações já existentes do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e do Sistema de Navegação Global por Satélite (Glonass), além dos sistemas de aumentação e das bases de dados de navegação.
Futuramente o Galileo (sistema de navegação por satélite da União Europeia) e o Compass (em desenvolvimento pelos chineses) também deverão fazer parte do GNSS.
Fonte: Aeronáutica do Brasil

6º Distrito Naval
O Comando do 6º Distrito Naval é uma Organização Militar da Marinha do Brasil, cuja responsabilidade engloba uma faixa de fronteira em área considerada indispensável para a segurança Nacional. Ele está situado na cidade de Ladário, à beira do Rio Paraguai, e tem jurisdição sobre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovia, hidrovias e portos.
Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso e conservação de recursos naturais.

 

Assessoria de comunicação

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura

(41) 3226-6658 | [email protected]