Professores da rede municipal de ensino de Miranda participaram da primeira aula prática da oficina de fotografia “Questões ambientais em foco”, que está sendo realizada pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte deste caminho”. O grupo de cerca de 50 pessoas visitou a usina de cana-de-açúcar Santo Antônio, que foi totalmente limpa para a atividade, e o Rio Miranda, onde os participantes fotografaram as casas dos pescadores e a paisagem local.

IMG 3243

 

Segundo Christiane Gioppo, professora do PEA, o grupo foi a campo com o objetivo de fotografar o chamado “instante decisivo”, termo utilizado pelo consagrado fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. “A tarefa dos professores era captar aquele momento único, que não se repete mais e é captado pelo fotografo como definiu Bresson”, explica Christiane. Outras tarefas da aula prática foram observar a regra dos terços, técnica utilizada na fotografia para obter o melhor enquadramento, e fotografar usando ângulos inusitados. 

Temas

De volta à sala de aula, os participantes se dividiram em pequenas turmas e fizeram a apresentação das fotos para o restante dos professores. Entre os temas expostas estavam o lixo, as alterações na paisagem do Rio Miranda, a regeneração da natureza, entre outros. De acordo com Christiane, os professores se concentraram em aspectos que poderão ser ampliados em sequências didáticas, especialmente focados na produção textual com ênfase nos estilos sugeridos pelas Olimpíadas de Língua Portuguesa que estão sendo realizadas no município em 2014.

A oficina conta com a participação de professores das áreas urbana e rural, entre elas Sônia Acosta, que dá aulas na Escola Indígena Pilad Rebuá, e que achou o curso muito interessante por promover essa integração. A professora já está planejando aplicar os conhecimentos do curso na escola. “Temos muitos pés de mangas que estão em péssima situação, pretendo fazer um ensaio com os alunos e apresentá-lo na Câmara dos Deputados para conseguir apoio dos parlamentares para recuperar as árvores”, comenta Sônia.

A próxima aula da oficina está agendada para 15 de maio.

Programa de Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um importante instrumento para a implantação de empreendimentos rodoviários, ferroviários e hidrovias que, de alguma forma, afetem o meio ambiente e, por consequência, a qualidade de vida das populações. O PEA possibilita ao indivíduo e à coletividade se perceberem como sujeitos sociais capazes de compreenderem a complexidade da relação sociedade-natureza, agindo em prol da prevenção de riscos e danos socioambientais causados por intervenções no ambiente.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]