Atividade faz parte das ações do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”, executado pela Universidade na BR-487/PR 

 

A Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e a Reserva Biológica das Perobas estão elaborando um curso com duração de 25 horas para um grupo de professores da rede municipal de ensino de Tuneiras do Oeste.

Curso rebio defineO chefe da Rebio das Perobas, Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni, e a bióloga Camila Cantarelli, representante do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”, responsável pela Gestão Ambiental das obras de pavimentação da BR-487/PR e executado pela UFPR/ITTI em cooperação com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), se reuniram para acertar os detalhes do treinamento que recebeu o nome de “Ambiente & Educação: Uma abordagem ambiental no cotidiano escolar”.

Durante o encontro foi discutida a ementa do curso que terá cinco módulos: O Homem e seu meio, Educação Ambiental, Conservação e Gestão, Planejamento e Apresentação de projetos. Dois deles serão ministrados por representantes da Universidade.

Segundo Camila, o objetivo do curso é a construção de projetos de educação ambiental. “Os professores vão elaborar projetos que tenham enfoque na Estrada Boiadeira ou na Rebio das Perobas, vão aplicar na escola em que atuam e em novembro vão apresentar os resultados para a organização”, explica a bióloga.

As aulas serão realizadas nos dias 21 e 22 de julho.

 

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza
Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a UFPR/ITTI é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” desenvolvido na BR-487/PR entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).

Além da Gestão Ambiental da obra, o projeto conta com o Programa de Educação Ambiental (PEA), que promove atividades em Tuneiras do Oeste com os trabalhadores da obra e com a comunidade da área de influência do empreendimento, e o Programa de Comunicação Social (PCS), responsável pela interação entre o empreendedor e a comunidade.

A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]