Em parceria com a Rebio das Perobas, UFPR/ITTI organiza curso de Educação Ambiental em Tuneiras do Oeste
Atividade faz parte das ações do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”, executado pela Universidade na BR-487/PR
A Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e a Reserva Biológica das Perobas estão elaborando um curso com duração de 25 horas para um grupo de professores da rede municipal de ensino de Tuneiras do Oeste.
O chefe da Rebio das Perobas, Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni, e a bióloga Camila Cantarelli, representante do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”, responsável pela Gestão Ambiental das obras de pavimentação da BR-487/PR e executado pela UFPR/ITTI em cooperação com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), se reuniram para acertar os detalhes do treinamento que recebeu o nome de “Ambiente & Educação: Uma abordagem ambiental no cotidiano escolar”.
Durante o encontro foi discutida a ementa do curso que terá cinco módulos: O Homem e seu meio, Educação Ambiental, Conservação e Gestão, Planejamento e Apresentação de projetos. Dois deles serão ministrados por representantes da Universidade.
Segundo Camila, o objetivo do curso é a construção de projetos de educação ambiental. “Os professores vão elaborar projetos que tenham enfoque na Estrada Boiadeira ou na Rebio das Perobas, vão aplicar na escola em que atuam e em novembro vão apresentar os resultados para a organização”, explica a bióloga.
As aulas serão realizadas nos dias 21 e 22 de julho.
Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza
Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a UFPR/ITTI é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” desenvolvido na BR-487/PR entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).
Além da Gestão Ambiental da obra, o projeto conta com o Programa de Educação Ambiental (PEA), que promove atividades em Tuneiras do Oeste com os trabalhadores da obra e com a comunidade da área de influência do empreendimento, e o Programa de Comunicação Social (PCS), responsável pela interação entre o empreendedor e a comunidade.
A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação da rodovia, uma das exigências do licenciamento ambiental expedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]