Cerca de 30 pessoas entre representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Universidade Federal do Paraná, que atuam no Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) se reuniram em Curitiba, nos dias 15 e 16 de fevereiro, para mais um seminário de avaliação do projeto “Estudo das práticas regulatórias, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná”, que está sendo elaborado pela Universidade.

 

antaqinternaNo seminário foram apresentados os dados tabulados pelos pesquisadores da UFPR/ITTI nos eixos– Mercado, Infraestrutura e Regulatório – que visam elaborar diagnósticos e análises atualizadas sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná.

Um dos pontos debatidos no encontro foi a necessidade da inclusão de informações sobre os países do Acordo Signatário – Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai – no Sistema de Informações Geográficas do Transporte Aquaviário (SIGTAQ), software aplicado à logística e desenvolvido pelo DNIT. 

Para o especialista em Regulação da Gerência de Desenvolvimento e Estudos da Antaq, Eduardo Queiroz, o Estudo reúne dados importantes sobre os países do Acordo. “A prospecção destes dados serão úteis para o projeto como um todo, configurações de cenários futuros, matriz de oportunidades”, informou. Na reunião, Queiroz estava acompanhado pela especialista em Regulação, da Gerência de Regulação da Navegação Interior, Patricia Gravina, e pelo especialista em Regulação da Gerência de Desenvolvimento e Estudos da Antaq, Isaac Nascimento.

“Estamos caminhando para um resultado muito bom, não só para a Antaq, mas para o País. Acredito que com o Estudo vamos conseguir destravar algumas questões em torno da Hidrovia, que no futuro poderão desencadear em novas políticas para o Brasil”, afirmou Patricia.

Entenda o Estudo

A Hidrovia é uma importante via de integração do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), começando no Centro-Oeste brasileiro seguindo no sentido norte-sul até desaguar no Oceano Atlântico. O Estudo que compreende o trecho da Hidrovia desde as nascentes do Rio Paraguai (Brasil) até Nueva Palmira (Uruguai) é dividido em três eixos:

Eixo Mercado
No eixo mercado é elaborado um diagnóstico e análises atuais da Hidrovia Paraguai – Paraná, quanto à situação das embarcações, fluxo de produtos, empresas de navegação que atuam na Hidrovia e o levantamento de estaleiros que operam na manutenção de embarcações.

Eixo Infraestrutura
Neste eixo é necessário realizar o levantamento das condições gerais de navegação da Hidrovia, identificação de local de portos e terminais em todos os países signatários, principais vias de ligação rodoviárias e ferroviárias, além do levantamento das principais obras de infraestrutura viária planejadas.

Eixo Regulatório
Compete identificar as diferenças regulatórias entre os países envolvidos no Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná e apontar as vantagens competitivas entre os membros.

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]