A engenheira civil do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI/UFPR), Amanda Christine Gallucci Silva, foi aprovada nesta sexta-feira (13/12), em sua defesa de dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC) da Universidade Federal do Paraná.

Amanda Gallucci defendeu a dissertação “Proposta de classificação e priorização para gestão de passivos ambientais rodoviários”, cuja pesquisa foi desenvolvida durante o projeto de Regularização Ambiental da BR-116 nos estados do CE, PB, PE, BA, MG e RS, realizado pelo ITTI em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em sua pesquisa, Amanda Gallucci propôs um modelo de gestão de passivos ambientais, com base na classificação e priorização de ocorrências, a fim de auxiliar em projetos de recuperação. Segundo a engenheira, a temática é relevante pois passivos ambientais são uma realidade das rodovias federais e demandam investimento de recursos para serem mitigados.

A engenheira foi orientada pela profa. Dra. Larissa de Brum Passini e coorientada pelo prof. Dr. Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI. Amanda Gallucci iniciou sua trajetória no Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura como estagiária, em 2017, e desde então participa de diversos projetos envolvendo pesquisa e tecnologia.