A engenheira civil e analista ambiental do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Alessandra Costa Gosch, foi aprovada em sua defesa de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua dissertação trata do uso de ferramentas de otimização e parametrização para avaliação de impactos ambientais de alternativas locacionais de traçado rodoviário, a partir de tecnologias de modelagem de informações e sistemas de informações geográficas.

Segundo a pesquisadora, apesar da Avaliação de Impactos Ambientais ser tradicionalmente aplicada após a determinação da alternativa de traçado, durante o estudo de alternativas locacionais há a necessidade de se considerar os impactos gerados por cada alternativa, de modo a definir o melhor traçado que atenda às necessidades humanas com o menor impacto ambiental.

Para suprir essa demanda, Alessandra verificou aplicabilidade de tecnologias BIM e SIG durante o Estudo de Impacto Ambiental da rodovia BR-135/BA, no trecho entre os km 207 a 212 no município de São Desidério, na Bahia. Ao todo, foram geradas 3 alternativas locacionais por diferentes fluxos de trabalho, utilizando programas computacionais de ambas as tecnologias e métodos multicritério para a avaliação dos resultados.

A pesquisadora concluiu que a tecnologia SIG apresenta grande potencial para uso em otimização de parte da avaliação de impactos ambientais, de maneira conjunta à elaboração do projeto em CAD paramétrico de tecnologia BIM. “Os resultados obtidos demonstram haver potencial para o desenvolvimento de metodologias envolvendo o uso de ambas as tecnologias voltadas à otimização ambiental de traçados rodoviários, em complementação aos métodos tradicionais de Avaliação de Impactos Ambientais”, afirmou.

Alessandra Costa Gosch foi orientada pela professora Sandra Mara Pereira de Queiroz e coorientada pelo professor Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI.

 

EIA/RIMA BR-135/BA – A dissertação, intitulada “Tecnologia BIM e SIG para Avaliação de Impacto Ambiental de alternativas de traçado rodoviário – estudo de caso da BR-135/BA, trecho entre km 207 e 212”, foi desenvolvida durante a realização do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da BR-135/BA para o trecho em questão, uma importante ligação entre os municípios de São Desidério e Correntina, na Bahia. O estudo foi executado por pesquisadores e profissionais do ITTI, entre novembro de 2018 e abril de 2020, por meio de um Termo de Cooperação entre a UFPR e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).