O engenheiro ambiental do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, Jhonatan Tilio Zonta, foi aprovado nesta sexta-feira, 29/03, em sua defesa de dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná.

Zonta defendeu a dissertação: “Monitoramento de um talude rodoviário da BR-116 por uma aeronave remotamente pilotada e determinação de parâmetros de resistência do solo através de retroanálise”. Em seu estudo, o engenheiro explica que em taludes rodoviários com grandes declividades e que podem apresentar algum risco ao usuário, surge a necessidade de se monitorar e avaliar a segurança desses locais com maior detalhamento, bem como a obtenção dos parâmetros de resistência do solo.

A pesquisa foi desenvolvida durante a execução do projeto de Regularização Ambiental da BR-116 nos estados do CE, PB, PE, BA, MG e RS, realizado pelo ITTI em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Além disso, o trabalho desenvolveu ferramentas que podem otimizar o levantamento e recuperação dos passivos ambientais localizados na BR-116, os quais serão integrados no Sistema de Gestão de Passivos Rodoviários (SIGPRO). Esta plataforma possibilitará que os pesquisadores e gestores gerenciem o banco de dados completo com informações como eixo da rodovia, ocupações irregulares na faixa de domínio, quilometragem, acessos irregulares, passivos ambientais, entre outros.

“Como atuei desde o início no projeto de Regularização Ambiental da BR-116, foi possível perceber os diversos problemas relacionados a movimentação de massa em taludes rodoviários. Tais ocorrências me estimularam a buscar tecnologias e métodos que pudessem acrescentar informações para o entendimento e tomada de decisão de problemas relacionados a instabilidades em maciços. Para tanto, o ITTI foi fundamental em disponibilizar equipamentos, softwares e uma equipe multidisciplinar que possibilitaram a troca de experiência e desenvolvimento desta dissertação”, afirmou Zonta.

Após dois anos de estudo, o engenheiro foi avaliado por quatro especialistas, além a sua orientadora a profª drª Larrisa de Brum Passini.