O engenheiro cartógrafo do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Dyeison Mlenek, foi aprovado em sua dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em sua pesquisa, Dyeison investigou o potencial da combinação de métodos para a detecção automática de árvores, em povoamentos florestais de Pinus taeda L. com idades de 10 e 15 anos, por meio do uso de dados LiDAR (Light Detection and Ranging) aerotransportado.

A ideia para o projeto de pesquisa surgiu da demanda por metodologias que determinem com acurácia o número de árvores nestes povoamentos, em idades próximas a colheita, a fim de otimizar as estimativas florestais e reduzir os custos relacionados à coleta de dados. Entre os métodos de detecção automática estudados estão o filtro de máxima local, o filtro de máximos globais, e a segmentação por bacias hidrográficas.

O engenheiro explica que, os dados LiDAR foram submetidos a diferentes etapas de pré-processamento, utilizados como entrada para os métodos de detecção. Já para a verificação da qualidade da detecção de árvores obtida com os algoritmos, foi executado um censo florestal. Os resultados, por sua vez, são oriundos de 105 combinações entre pré-processamentos, algoritmos, parâmetros de detecção e dados de entrada, atingindo acurácia de até 99,4% na determinação do número de árvores.

Segundo membros da banca examinadora, os resultados foram extremamente interessantes para o setor florestal e também para a academia. Para Dyeison Mlenek, o trabalho realizado foi extenso e traz contribuições pelo caráter científico e pelas inúmeras metodologias testadas, aplicáveis com o mínimo de intervenção do usuário, o uso de dados LiDAR e por utilizar ferramentas open source, como a linguagem R, o que torna as metodologias em questão mais acessíveis.

O engenheiro foi orientado pela professora Dra. Ana Paula Dalla Corte e coorientado pelo professor Dr. Daniel Rodrigues dos Santos e professor Dr. Carlos Roberto Sanquetta. A banca de defesa de dissertação foi realizada virtualmente, pelo aplicado Zoom, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.