O engenheiro civil Philipe Ratton, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), foi aprovado em sua defesa de tese de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A tese, intitulada “Mapeamento e modelagem 3D do transporte de sedimentos do leito em rios com dunas”, foi defendida na última quarta-feira (02).

De acordo com o pesquisador, a presença de sedimentos em rios afeta atividades econômicas desenvolvidas nesses cursos d’água, como a navegação em hidrovias, a operação de terminais portuários, a geração de energia hidroelétrica e o abastecimento humano, no caso de reservatórios. “Nesse contexto, é fundamental entender e quantificar o transporte de sedimentos com o objetivo de melhor gerenciar as bacias hidrográficas e planejar investimentos de dragagem e desassoreamento”, completa Philipe Ratton.

Em seu trabalho, o engenheiro aplicou diferentes metodologias para estimar esse transporte de sedimentos de fundo, como: medições pontuais com a armadilha Helley-Smith, medições de fundo móvel com equipamento ADCP (perfilador acústico de correntes por efeito Doppler), fórmulas empíricas de transporte por arraste, análise do deslocamento das dunas através de um método que compara perfis batimétricos longitudinais medidos em diferentes instantes temporais (ISSDOTv2) e modelagem hidromorfológica computacional com o software Delft3D.

A pesquisa foi realizada em um trecho do Rio Taquari, em Coxim/MS, onde o leito é constituído por areia e há presença de dunas. Durante os levantamentos de campo, em um período de cheias, foram coletados dados de profundidade e velocidade do escoamento em dois dias consecutivos. Posteriormente, foi realizado o mapeamento hidromorfológico de toda a área de estudo com o equipamento ADCP acoplado a um sistema de posicionamento GPS-RTK.

“A partir dos diferentes métodos utilizados para estimar a descarga sólida de fundo em rios arenosos, o trabalho demonstrou que, apesar das incertezas associadas aos variados métodos, é possível coletar dados hidrossedimentológicos integrados usando novas tecnologias e a um custo relativamente baixo”, explica.

Quanto a importância de sua pesquisa, o engenheiro afirma que a partir de modelos computacionais calibrados com os dados medidos em campo, pode-se então realizar simulações para prever taxas de erosão e/ou deposição, que auxiliam na gestão ambiental e econômica dos recursos hídricos.

Philipe Ratton foi orientado pelo prof. Dr. Tobias Bernward Bleniger. Participaram da banca os professores José Junji Ota (UFPR), Fabio Veríssimo Gonçalves (UFSM), José Eduardo Gonçalves (ITS) e o engenheiro Calvin T. Creech (USAGE).