O engenheiro civil Gustavo Tomas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) participou da Conferência Internacional sobre a situação e o futuro dos grandes rios do mundo, na cidade de Manaus/ AM entre os dias 21 e 24 de julho.

fotogustavopronta

No encontro, foram apresentados trabalhos referentes à situação dos mais importantes rios do mundo, o Rio Amazonas, Rio Congo, Rio Yangtzé, Rio Mississippi, Rio Danúbio, Rio Murray e também o rio Paraguai, que fez parte do trabalho apresentado por Tomas. Na conferência estiveram presentes mais de 300 participantes de mais de 35 nacionalidades.

A apresentação do engenheiro de título “Hydromorphological Evaluation of the Use of Groins Into Waterways” (Avaliação Hidromorfológica do Uso de Espigões em Hidrovias) avaliou os processos hidrodinâmicos e de transporte de sedimentos no rio Paraguai, com e sem a implementação de espigões. Usados em diversos rios pelo mundo, como o Reno e o Missisipi, os espigões evitam a sedimentação no canal de navegação aumentando o potencial de navegabilidade dos rios.

 

Assessoria de comunicação

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]