O engenheiro florestal do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Leonardo Treml, concluiu nesta sexta-feira, 16/03, o curso de especialização em Análise Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a apresentação e aprovação do artigo “Florística e fitossociologia arbórea de fragmentos de Floresta Ombrófila Mista Montana ao longo da faixa de domínio da BR-116 no Rio Grande do Sul”.

O artigo apresenta e analisa a composição florística e fitossociológica de fragmentos de Floresta Ombrófila Mista Montana, localizados nos municípios de Vacaria, Campestre da Serra e São Marcos, no Rio Grande do Sul, ao longo de 171 km dentro da faixa de domínio da BR-116, e foi elaborado com base nos dados coletados durante a elaboração do Inventário Florestal desse segmento da BR-116, que foi desenvolvido pelo ITTI.

A pesquisa Treml identificou que nas 13 parcelas amostradas foram contabilizados 1.042 indivíduos, com um total de 75 espécies identificadas, pertencentes a 33 famílias botânicas. O estudo constatou que nesses locais existem cinco espécies ameaçadas de extinção de acordo com a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção e com a Lista de Táxons da Flora Nativa da Flora do Rio Grande do Sul ameaçadas de extinção e duas espécies exóticas invasoras.

O Estudo concluiu que os fragmentos ao longo do trecho inventariado apresentaram riqueza significativa de espécies e famílias botânicas, assim como observou que os fragmentos estudados são parte de uma floresta secundária jovem. A pesquisa ainda verificou a necessidade de programas ambientais visando proteger as espécies ameaçadas incidentes na área e o controle de espécies exóticas invasoras.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]