Um grupo de 26 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, alunos do Colégio Objetivo de Corumbá, participaram de uma atividade promovida pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho” com enfoque na coleta seletiva.

 

O tema foi escolhido porque há um ano o município trabalha na implantação da coleta seletiva do lixo e, recentemente, os órgãos públicos e escolas da cidade receberam pontos de entrega voluntária dos materiais recicláveis.

A gerente do PEA, Danielle Tortato, conversou com os alunos sobre os diferentes tipos de resíduos e sobre a importância do descarte correto desses detritos, já que os materiais têm difícil decomposição na natureza e se acumulam no planeta. “É muito importante separar o lixo e dar destinação adequada aos resíduos, pois alguns materiais como plástico e metal, por exemplo, demoram 100 anos para decompor. Estima-se que o vidro demore um milhão de anos”, ressalta a bióloga.

colegio objetivo

Danielle ainda focou a atividade na sensibilização dos adolescentes quanto ao consumo consciente, que evita que seja gerado mais lixo do que o necessário.
Durante a dinâmica, os alunos ainda receberam um reforço sobre o padrão de cores utilizado nos coletores para separar os diferentes tipos de materiais.

Confira as cores correspondentes segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA):

Azul – Papel/papelão
Vermelho – Plástico
Verde – Vidro
Amarelo – Metal
Preto – Madeira
Laranja – Resíduos perigosos
Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo – Resíduos radioativos
Marrom – Resíduos orgânicos
Cinza – Resíduo geral não reciclável, contaminado ou contaminado não passível de separação

O trabalho de sensibilização é resultado de uma parceria entre o projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho” e a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal.

Em breve a atividade será realizada em outros locais de Corumbá.

 

BR-262 – Faço parte deste Caminho
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada por meio de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]