Em reunião em Brasília, a Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), apresentou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) o resultado das análises de Alternativas Locacionais ao traçado da BR-135/BA que não se sobrepusessem ao Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério, maior lago subterrâneo do Brasil e que está localizado no Sudoeste da Bahia.

 

br135

De acordo com o estudo, baseado em imageamento aéreo, com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), contextos geológicos e geomorfológicos, hidrografia, estudos geofísicos e geotécnicos, a manutenção do traçado atual ainda é o mais viável por não apresentar riscos de desabamento ou alteração da estrutura da cavidade. “Fizemos estudos de outros traçados, mas existem muitas outras formações geológicas na região que impossibilitam a abertura de estradas, são mais frágeis do que o Buraco do Inferno que está localizado a 70 metros de profundidade e, por esse motivo, não sofreria impactos significativos”, explica o coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton.

Medidas

O Relatório Técnico de Inspeção foi elaborado pela UFPR/ITTI a pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já que as obras na rodovia foram paralisadas em 2007 por orientação do Ibama entre o Km 212 e Km 226, próximo ao município de São Desidério, justamente pela futura rodovia passar por cima da cavidade.

Representantes da UFPR/ITTI esclareceram dúvidas da equipe técnica que participou da reunião e destacaram, a necessidade de apresentar propostas para o monitoramento da área, bem como a indicação de tecnologias menos impactantes para a execução do projeto. O estudo de alternativas locacionais é uma exigência do Ibama e é o primeiro passo antes da elaboração do anteprojeto de engenharia para a pavimentação da BR 135/BA na região.

O Dnit já está desenvolvendo os estudos necessários para a implantação de controle e medidas preventivas contra acidentes com cargas perigosas (PAE e PGR), adequando o projeto executivo da obra com a implantação de mecanismos de drenagem, controle de velocidade entre outros.

Participaram da reunião o diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Adailton Dias, o superintendente regional do Dnit no estado da Bahia (Dnit/BA), Amauri Lima, as representantes da Coordenação de Transporte do Ibama (Cotra), Claudia Lima e Tatiana Souza, o coordenador de Transportes do Ibama, Marcus Melo, a coordenadora Geral de Meio Ambiente do DNIT (CGMAB/Dnit), Aline Freitas, o coordenador do ITTI, Eduardo Ratton, o geólogo Anival Leite e o biólogo Durval Neto.

 

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