Estudo aponta impactos positivos sobre a estrutura urbana do município de Correntina/BA

 

BR-135 EIA

Na última terça-feira, 14, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da BR-135/ BA foi apresentado para uma equipe técnica da Coordenadoria Geral do Meio Ambiente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (CGMAB/DNIT). Os biólogos Marcela Sobanski, Durval Nascimento e o Coordenador de Projetos Eduardo Ratton representaram o projeto realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI).

Com o estudo concluído, é possível indicar que a construção da ponte sobre o Rio Corrente, implicará em poucos impactos negativos, prevalecendo os impactos positivos e benefícios do empreendimento.

A obra que integra o “Programa de Pavimentação e Revitalização da BR-135/BA”, irá desviar parte do tráfego da área urbana de Correntina, o que irá proporcionar uma melhor qualidade viária da região e aumento da qualidade de vida dos usuários da rodovia e da população.

O projeto aguarda aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e dará impulso à economia local e regional, em todos os setores e municípios atingidos pela rodovia, com incremento da atividade turística, aumento da oferta de empregos, além de bens e serviços.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]