O projeto “Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná”, que está sendo elaborado pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), foi discutido entre representantes da instituição e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em encontro realizado no dia 17, em Brasília.

 

Entre assuntos abordados estavam a apresentação dos trabalhos até o momento e as fases a serem cumpridas. Participaram da reunião o coordenador de projetos da UFPR/ITTI, o Prof. Dr. Eduardo Ratton, os integrantes da UFPR/ ITTI Eduardo Teixeira e Ruy Zibetti, e o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ANTAQ, Rogério Menescal, o gerente de Desenvolvimento e de Estudos da Agência, José Renato Fialho e o especialista em Regulação da Antaq, Eduardo Pessuti Queiroz.

IMG-20150918-WA0002
Segundo Ratton, destaca-se a importância do tema do Estudo, que é de grande interesse às relações comerciais entre os países signatários da do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná.

Estudo
A Antaq, por meio de um Termo de Execução Descentralizada, firmou em 2015 uma cooperação técnica institucional com UFPR/ITTI, que prevê a elaboração de um estudo sobre as práticas regulatórias, vantagens competitivas, oferta e demanda de carga, verificadas na Hidrovia Paraguai – Paraná entre o Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

O estudo compreende o trecho da Hidrovia desde as nascentes do Rio Paraguai (Brasil) até Nueva Palmira (Uruguai) e é dividido em três eixos.

 

Eixo Mercado
No eixo mercado, é elaborado um diagnóstico e análises atuais da Hidrovia, quanto à situação das embarcações, fluxo de produtos, empresas de navegação que atuam na Hidrovia e o levantamento de estaleiros que operem na manutenção de embarcações.

Eixo Infraestrutura
Neste eixo é necessário realizar o levantamento das condições gerais de navegação da Hidrovia, identificação de local de portos e terminais estrangeiros, principais vias de ligação rodo e ferroviárias, além do levantamento das principais obras de infraestrutura viária planejadas.

Eixo Regulatório
Compete identificar as diferenças regulatórias entre os países envolvidos no Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná e apontar as vantagens competitivas entre os membros.

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]